Bazar FloripAmanhã
17/03/2016
Fórum de Preservação da Água é realizado nesta terça-feira na Assembleia Legislativa
17/03/2016

UFSC assina contrato de adesão à Ebserh para reestruturar o HU

Um plano de reestruturação do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) em Florianópolis será executado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a UFSC após a assinatura de um contrato entre as instituições.

Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente estão desativados em decorrência da falta de pessoal.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal. Se for identificada a necessidade de contratação de profissionais, será realizado concurso público.

Empresa pública

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), criado em 2010.

Os hospitais universitários administrados a partir da Ebserh continuam subordinados academicamente às universidades e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece 100% no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a nova parceria, a Ebserh fica responsável pela administração de 38 hospitais universitários federais dos 50 existentes no país.

Aprovada após conflitos

O Conselho Universitário da UFSC aprovou por 35 votos a dois em 1º de dezembro a autorização à reitoria e à direção do HU para começar as tratativas para adesão da unidade à Ebserh. Desde 2011, quando o governo federal criou a Ebserh para administrar os hospitais universitários do país, a adesão do HU à empresa era discutida.

Na sessão anterior a votação, em 24 de novembro, houve tumulto. O protesto exigia que o resultado da consulta pública feita em abril com a comunidade universitária fosse levada em conta na votação. No plebiscito, os estudantes votaram contra a adesão à empresa pública.

O Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc) também foi contra a adesão. Segundo o Sintufsc, “a forma que a administração encaminhou a proposta não condiz com a democaracia dentro da universidade”.

Dívida milionária

Com o aumento dos custos de manutenção nos últimos anos, o HU tem uma dívida com a Fundação de Amparo à Pesquisa Universitária (Fapeu), atual administradora, e já chega a mais de R$ 3 milhões, só com o pagamento de pessoal.

Atualmente, o HU opera com um déficit de 800 funcionários. Cem leitos estão fechados por falta de gente para atender a comunidade.

(G1  Santa Catarina, 17/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *