Florianópolis tem 321 estruturas de apoio náutico
08/03/2016
Governo assina contrato de restauração da ponte Hercílio Luz na quinta-feira
09/03/2016

Terrenos baldios notificados para limpeza

Proprietários de terrenos baldios em Florianópolis já estão recebendo em suas casas as notificações da Prefeitura para fazer a limpeza do local, sob risco de multas de R$ 500,00 a cada quinzena do não cumprimento da notificação. A ação é feita em conjunto entre o Programa de Combate à Dengue e a equipe de Geoprocessamento, que já localizaram pelo menos 18 mil donos dessas áreas.

A Comcap disponibiliza quatro Ecopontos para recebimento desses materiais, com limite de 1 metro cúbico por dia, nos bairros Itacorubi, Capoeiras, Monte Cristo e Morro das Pedras. A intenção deste trabalho é garantir que qualquer área contendo depósitos de resíduos que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya seja limpa.

Histórico

Desde o verão passado, quando Itajaí registrou os primeiros casos autóctones da doença, Florianópolis criou o Programa de Combate à Dengue. Já a sala de situação municipal, envolvendo as principais secretarias da Prefeitura de Florianópolis, a Comcap e outras entidades parceiras, foi instalada em outubro de 2015, três meses antes da determinação do Ministério da Saúde.

Entre tratamento em áreas de foco e denúncias encaminhadas à Ouvidoria, a Prefeitura de Florianópolis atende a mais de 30 mil imóveis por mês. Vinte mil deles são decorrentes dos trabalhos de tratamento em áreas de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A este número, que cresce a cada dia, somam-se as denúncias feitas à Ouvidoria, pelas redes sociais, além dos chamados pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias e ferros-velhos, entre outros), os pontos onde há armadilhas para o vetor e as visitas a locais onde são detectados casos suspeitos da doença.

Já a varredura proposta pelo Ministério da Saúde, mobilizando agentes de saúde em visitas de porta em porta para identificação e limpeza de criadouros do mosquito chegou a mais de 50 mil locais nas áreas com mais risco de infestação na Capital.

Ecopontos

Ecoponto Itacorubi – Rodovia Admar Gonzaga, 72 – Itacorubi

aberto de Segunda a sábado, das 7h às 19h e domingos das 7h ao meio-dia

Ecoponto de Capoeiras – no Terminal de Capoeiras, Rua Professor Egídio Ferreira, s/n, Capoeiras (antigo terminal de Capoeiras)

aberto Todos os dias, das 7h às 19h

Ecoponto do Monte Cristo – Rua Joaquim Nabuco, 3000, ao lado da Aresp

aberto de Segunda a sexta, das7h às 19h e sábados das 7h às 16h.

Ecoponto do Morro das Pedras – Rua Francisco Vieira, 198, em frente à Padaria Moreira, Morro das Pedras

aberto de Segunda a sexta, das 7h às 16h.

Mais informações sobre horários e endereços estão no site da Comcap.

(Prefeitura de Florianópolis, 08/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *