Câmara inaugura placa que marca mudança da contagem do aniversário de Florianópolis
24/03/2016
Chegou a vez do turismo da terceira idade
24/03/2016

Setur apresenta o Floripa Inteligente: Turismo

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Secretaria Municipal de Turismo lançou nesta terça-feira (22) o pacote Floripa Inteligente:Turismo. A iniciativa apresentou aos membros do trade turístico, empresários e jornalistas os últimos projetos realizados no segmento turístico, entre eles a marca turística; o site Vivendo Floripa, que está em pleno funcionamento com informações do destino e o aplicativo de mesmo nome – que entrará no ar em maio – a reforma dos Centros de Atendimento ao Turista e a colocação das mesas interativas; o site do Observatório do Turismo; o calendário mensal de eventos na cidade e o projeto que apresenta uma visão iconográfica da Capital desenvolvido pelo Sebrae/SC.

Entre os presentes ao lançamento estavam o presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowski, a coordenadora do Sebrae/SC na região da Grande Florianópolis, Soraya Tonelli, o coordenador do Laboratório de Orientação de Gênese Organizacional (LOGO), da UFSC, Luiz Salomão Ribas Gomez, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marco Aurélio Floriani, e a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker.

Inovação no turismo. Esta é a premissa seguida pela gestão que busca por meio de parcerias qualificar o atendimento e os produtos oferecidos aos visitantes que chegam a nossa cidade. As ferramentas de interação com os turistas estão cada vez mais em alta em diversos pontos turísticos do país e do mundo. Florianópolis não podia seguir seu caminho de outra forma que não fosse a busca por esta aproximação com aqueles que a buscam como destino de descanso, férias ou negócios.

O pacote “Floripa Inteligente: Turismo” apresenta os últimos avanços relacionados a esta proposta tecnológica neste segmento. O fornecimento de informações básicas do destino, como pontos turísticos, agenda de eventos, atividades para praticar – como esportes, é o mote principal desta iniciativa que busca oferecer tudo na palma da mão e de fácil acesso aos turistas.

Vivendo Floripa

O projeto Vivendo Floripa, que vem sendo trabalhado desde 2013, apresenta por meio de site e aplicativo, tudo o que há para fazer na cidade, independente da época do ano. Inicialmente as ferramentas são disponibilizadas em português, mas posteriormente o seu conteúdo poderá ser acessado também em inglês e espanhol. Tanto o site como o app atuam de forma responsiva, ou seja, se adequam ao tamanho da tela.

Outras plataformas de divulgação serão incrementadas para divulgar as diversas potencialidades do destino e suas atividades, além de fidelizar os turistas e potencializar o receptivo a futuros visitantes, como página no facebook e instagram.

Além deste material a empresa responsável pela elaboração do site e aplicativo produziu 50 fotos do destino, capturando ângulos dos mais variados pontos turísticos da cidade. Haverá, ainda, a produção de vídeo com curta duração que mostrem alguns dos encantos da Capital, assim como dez fotos panorâmicas em 360º.

Para acessar ao site basta buscar o endereço: www.vivendofloripa.com.br.

Já o aplicativo Vivendo Floripa permite aos turistas encontrar os conteúdos disponíveis no site e nas mesas interativas distribuídas nos CATs de Florianópolis, de forma prática e ágil. A tecnologia é indispensável na era da informação que vivemos para atender as demandas que Florianópolis recebe cada vez mais.

No final do ano de 2015 o suporte passou a fazer parte do servidor da prefeitura e retoma agora com informações atualizadas e renovado. O aplicativo é disponibilizado via Apple Store para IOS e Play Store para Android.

Mesas interativas

As mesas interativas proporcionam aos turistas um contato maior com os atrativos de Florianópolis. Nelas, os visitantes descobrem informações sobre os pontos turísticos da cidade, notícias, eventos, os melhores lugares e praias para frequentar e ainda informações sobre o aplicativo Vivendo Floripa que facilitará ainda mais a estadia por aqui.

Os visitantes têm acesso ao TOP 10 locais para visitar em Florianópolis, passeios no Centro Histórico, nos mirantes, Santo Antônio de Lisboa, Jurerê, Fortalezas, Lagoa da Conceição, Costa da Lagoa, Costa da Lagoa, Ilha do Campeche, Passeio da Lagoa do Peri e Ribeirão da Ilha.

Encontradas no Mercado Público, localizada no Box 79, Aeroporto Internacional Hercílio Luz e Terminal Rodoviário Rita Maria, as mesas são uma parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis e iniciativa privada. A empresa de tecnologia Sábia doou duas mesas interativas já o Sapiens Park contribuiu com a terceira. O intuito é de melhorar o atendimento ao turista que visita Florianópolis e trazer uma experiência lúdica durante a descoberta do destino.

Além disso, a restauração dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) contribuiu também para enriquecer a experiência turística em Florianópolis. As obras realizadas no Terminal Rodoviário Rita Maria, no Portal Turístico (situado na cabeceira da ponte Pedro Ivo Campos) e no Mercado Público fizeram parte da mostra Casa&Cia Encontros e Espaços em parceria com o escritório Jobin Carlevaro Arquitetos e a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura.

Hoje quem visita os CATs encontra um espaço mais iluminado, com nova decoração e um ambiente mais aconchegante. Além dos materiais relacionados à Capital, que junto às mesas interativas mostram um pouco da cultura florianopolitana aos que ainda estão descobrindo à cidade e o artesanato ilhéu.

Programação e eventos

Desde dezembro a Secretaria Municipal de Turismo realiza a divulgação do calendário com eventos, atividade e horários de funcionamento de locais como museus, fortalezas e igrejas, para que os turistas tenham um leque de opções de atividades para fazer na cidade, além do sol e mar.

Durante a alta temporada o material era atualizado e repassado a cada quinze dias ao trade turístico e ao site da Prefeitura. A partir deste mês, março, a atualização será realizada mensalmente até o início da próxima temporada.

“No início íamos atrás das empresas perguntando se tinham algum evento para divulgar. Com o passar do tempo elas passaram a nos buscar e enviar as informações, preenchendo o formulário que disponibilizamos em nosso site. Criaram esta cultura e agora é mais fácil apresentar as opções na cidade não só aos visitantes, mas também aos moradores”, ressalta a secretária de Turismo, Zena Becker.

Marca turística

O que você lembra quando pensa em Florianópolis, ou você prefere Floripa? O que simboliza a cidade? Praia, sol, mar, belezas naturais, monumentos históricos?

Em busca dessas respostas, o LOGO – Laboratório de Orientação de Gênese Organizacional, um Grupo de Pesquisa e Extensão vinculado ao programa de graduação e pós-graduação em Design da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Turismo, realizou o projeto Marca Florianópolis. A iniciativa contou com o patrocínio do Sapiens Parque.

Desde o lançamento do projeto, em julho de 2014, a comunidade foi envolvida em diversas etapas do estudo, respondendo ao principal questionamento: “O que marca Florianópolis para você?”. Foram entrevistados 40 formadores de opinião da cidade; outras mil pessoas foram ouvidas diretamente; gravados 213 depoimentos em vídeo e outros 500 realizados por escrito.

O site recebeu mais de 35 mil visitas, foram realizados 21 eventos criativos com a participação de 430 envolvidos e com mais de 1.200 conceitos discutidos, sendo cinco usados na construção do DNA da Marca, apresentados em maio de 2015: Vibrante, Natural, Multicultural, Mágica e Quirida. Essas cinco características representam a essência da capital catarinense, construído por cada uma das pessoas que participaram do projeto.

“A marca da cidade foi construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos propostas que posteriormente foram trabalhadas em conjunto com um grupo de designers, chegando a esta marca dinâmica, com diversas possibilidades de aplicações”, destacou o coordenador do LOGO (UFSC), Luiz Salomão Ribas Gomez.

O estudo foi dividido em três fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares) e com a realização de eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários e moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

Observatório do turismo

O Observatório de Turismo de Florianópolis é uma instituição sem fins lucrativos e consiste em diversas bases de dados sobre a atividade turística, pesquisas e desenvolvimento de projetos que viabilizam o levantamento de informações para as atividades de monitoramento.

A plataforma agrega informações relacionadas ao setor turístico de Florianópolis com o intuito de monitorar e otimizar as decisões, tanto do poder público quanto de investimentos privados, nos assuntos que envolvem o turismo na Capital.

Apenas instituições relacionadas ao turismo têm acesso à plataforma que divulga os resultados e pesquisas do Observatório. O site integrado ao banco de dados é a principal porta para tais informações, nele, é possível que cada entidade atuante no setor publique informações relevantes que contenham no banco de dados, ou seja, há o compartilhamento de dados.

O Observatório de Turismo está disponível em: www.minhafloripa.tur.br.

Florianópolis: uma visão iconográfica

Este estudo, que apresenta os ícones e uma visão do Sebrae/SC com relação ao artesanato presente em Florianópolis, é apresentado e entregue a Secretaria Municipal de Turismo com intuito de agregar ainda mais a gama de produtos do Floripa Inteligente: Turismo.

O material promove o desenvolvimento dos pequenos negócios artesanais e reforça a economia do setor. Além disso, revela as diversas manifestações visuais, carregadas de sentido e história da cultura açoriana, característica da Ilha. Os ícones foram subdivididos em sete categorias: ver, provar, ir, contar, sentir, levar e viver. Mostrando tanto ao segmento turísticos as diversas possibilidades desta terra.

“Pra gente poder qualificar o turismo é claro que nós precisamos de infraestrutura. Mas para quando o turista já esta aqui nós precisamos de um mínimo para poder atendê-los, e é nisto que nós estamos avançando hoje, apresentando este pacote Floripa Inteligente. Nós fizemos tudo pensando na cidade, no morador e no turista”, ressaltou a secretária Municipal de Turismo, Zena Becker.

 

(PMF, 23/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *