Prefeitos cobram do DNIT prazo para edital das obras na Via Expressa da Grande Florianópolis
03/03/2016
Prefeituras debatem ampliação da Via Expressa
07/03/2016

Se Liga volta a atuar na Joaquina na segunda-feira

Depois da interrupção das ações devido às chuvas de quinta feira, na próxima segunda-feira (7) as equipes do Programa Floripa Se Liga na Rede voltam a realizar inspeções na praia da Joaquina, promovendo vistorias em residências e estabelecimentos comerciais, dando continuidade à ação iniciada na última quarta-feira (2).

Os primeiros locais vistoriados foram a estação elevatória da Casan, responsável pelo bombeamento do esgoto para a rede pública, e instalações dos chuveiros e banheiros públicos que ficam na entrada da praia. “A elevatória estava funcionando satisfatoriamente, e a equipe do Programa Floripa Se Liga na Rede constatou que as ligações sanitárias estavam adequadas. O que causou preocupação maior foi uma infiltração de água, que pode ser de uma fossa que existia antes da instalação da rede pública”, informou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que acompanhou a ação.

A vistoria se estendeu a pontos na areia, especialmente onde se verifica a existência de lançamento de água. Na areia da Joaquina, o secretário conversou com Alexandre da Silva Goulart, que possui um comércio na faixa de areia. “Vivo aqui há 22 anos e tenho o maior carinho pela Joaquina. Só de ver que vocês estão aqui, pisando na areia e vendo de perto, ajudando a cuidar e buscando melhorar a situação da praia, eu fico muito feliz”, disse.

Segundo o secretário, a ação de quarta-feira foi uma inspeção inicial, com  o objetivo de responder a algumas demandas pontuais e mapear as ações futuras. “Além de seguir o cronograma normal do Programa, temos atendido também denúncias relativas  lançamentos irregulares de esgoto na rede pluvial, e principalmente nesses casos as equipes do Se Liga na Rede precisam estar acompanhadas da Floram e da Vigilância, no caso da necessidade de ações imediatas de lacração e autuação. Sabemos que é um trabalho difícil e demorado, mas vai continuar, e com intensidade”, explicou.

A intensa chuva que caiu na manhã de quinta-feira não permitiu que a Casan pudesse verificar a questão da infiltração, mas na sexta-feira (04), uma nova vistoria feita por equipes da Secretaria de Habitação e da Casan apontou a necessidade de uma operação de limpeza da antiga fossa, para viabilizar a constatação da real situação do equipamento. “Com isso poderemos tomar decisões a respeito das ações necessárias para resolver a questão da infiltração”, completou Zancanaro.

Paralelamente a essa operação de limpeza, a equipe do Se Liga vai proceder novas inspeções na região.

(Prefeitura de Florianópolis, 04/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *