Por Assessoria de Comunicação

Praça Getúlio Vargas é o mais novo projeto entregue do Programa Adote uma Praça




Com 110 anos de história, a praça Getúlio Vargas – ou praça dos Bombeiros, como também é conhecida – foi completamente revitalizada e entregue na manhã de sexta-feira (18/03) depois de quatro meses de obras.

 

A Praça é quase um museu a céu aberto com 14 mil metros quadrados, já que traz importantes figuras histórias, como o testamento de Getúlio Vargas, as homenagens a Gustavo Richard, ao governador Hercílio Luz, o primeiro monumento de Anita Garibaldi, além das estátuas de Bulcão Vianna – médico e atuante político da Capital, na administração de Hercílio Luz – e o busto de Carl Hoepcke, empresário alemão dos ramos industrial e comercial.

“Depois de cerca de 10 anos de lutas da FloripAmanhã e outros parceiros da cidade, a praça foi adotada pelo grupo Koerich que tem cuidado da cidade como poucas empresas e pessoas o fazem. Moradores e visitantes de Florianópolis agradecem esta ação de cidadania e cuidado”, afirma a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

“Para nós, é uma honra poder voltar à praça onde brincávamos quando criança para entregar o espaço com novo paisagismo, nova iluminação e equipamentos de ginástica. Nos preocupamos em manter suas características originais e com elementos que reforçassem a segurança no local”, disse o diretor da Woa Empreendimentos Imobiliários, Walter Silva Koerich, responsável pela revitalização da área.

O coordenador do Grupo de Grupo de Revitalização de Espaços Públicos e Meio Ambiente da FloripAmanhã, Salomão Matos Sobrinho, conta que vinha acompanhando as obras de revitalização da praça, mas mesmo assim ficou surpreendido com o resultado final. “Hoje estou encantado pelo charme, beleza e aconchego desse espaço. A praça transformou-se num espaço de arte a céu aberto, além recreação e lazer. O Grupo koerich ergue mais um belíssimo monumento para deleite da população , ao adotar e revitalizar a praça Getúlio Vargas. Que todos os usarem essa praça cuidem dela como se fosse sua”, comenta Matos Sobrinho.

Na foto, Márcia Teschner, Anita Pires, Rita de Cassia e Salomão Matos Sobrinho, da Associação FloripAmanhã junto com Simas e Carolina da Floram, parceiros no programa Adote uma Praça.

A revitalização do espaço foi realizada pela empresa Woa Empreendimento Imobiliários através do Programa Adote uma Praça, iniciativa da FloripAmanhã em parceria com a Fundação Municipal do Meio Ambiente - Floram com o propósito de resgatar o espaço público como área de lazer, com segurança, revitalizada e que promova qualidade de vida para nossos moradores. Dos 208 espaços públicos mapeados em Florianópolis, incluindo praças e canteiros, mais da metade já foi objeto de alguma ação do Programa Adote uma Praça. Esta melhoria é mais um exemplo da parceria público-privada que vem sendo adotada em Florianópolis em diversos espaços públicos.

“Somente na região central, mais de dez praças já foram entregues dentro deste novo modelo. Esperamos que outras empresas também sigam este exemplo, a Prefeitura está aberta para negociar e deixar nossas praças cada vez mais seguras e ocupadas pelas famílias”, afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

Na Getúlio Vargas, o projeto foi assinado pelo paisagista Jordi Castan, do Boa Vista Paisagismo, que se preocupou em manter as características originais do local. A fonte de chafariz recebeu nova pintura e jogos de luz e a vegetação e a iluminação foram trocadas. Outra atração é o parque infantil Dona Tilinha, uma homenagem a Atília Tolentino de Souza, mulher do ex-prefeito Paulo Vieira da Rosa.

 

 



Notícias Relacionadas




Comente no Facebook

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Política de moderação de comentários:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, a Associação FloripAmanhã se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados. Queremos manter um espaço coletivo de debates em torno de ideias. Façamos bom proveito para o melhor de nossa cidade.