Museu de Arte de SC completa 67 anos neste dia 18 de março
18/03/2016
Obras de acesso ao Aeroporto é tema de Audiência Pública
18/03/2016

Maricultores esperam há 2 anos auxílio para reconstrução de ranchos

Já faz dois anos que um incêndio destruiu o rancho dos maricultores de Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. Até esta quinta-feira (17), porém, não houve nenhuma reconstrução e os trabalhadores reclamam de furtos frequentes em instalações improvisadas. A Secretaria Municipal da Pesca afirmou que é precisa fazer adaptações no projeto, como mostrou o Jornal do Almoço.

O incêndio foi em 15 de março de 2014. Dois anos depois, ainda não se sabe a causa exata do incêndio. Foram feitas promessas em março, julho e setembro de 2014 e março de 2015. O certo para os maricultores é que mesmo com essas declarações da prefeitura, nenhum apoio para a reconstrução foi dado.

No ano passado, quando completou um ano do incêndio, os maricultores levaram um bolo para o local como forma de protesto. Este ano não foi diferente.

“O prefeito, vereadores, até o secretário da Agricultura em um momento esteve aqui, e disse que em dois meses essa situação teria que ser resolvida”, disse o maricultor José Alberto Queiroz.

Instalações improvisadas

Em 3 de fevereiro deste ano, a prefeitura disse que com a autorização da União, agora bastava um novo projeto do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) para fazer os ranchos. Só que um mês se passou e nada mudou.

“Tudo que tenha promessa até hoje, documentos autorizando, mas ninguém faz um projeto, ninguém vem aqui para dar uma satisfação”, declarou o maricultor Amílcar Lisboa.

José Alberto Queiroz tem documentos da Superintendência do Patrimônio da União que autorizam a reconstrução dos ranchos e o projeto do Ipuf com as especificações de como eles devem ser.

Mas para que as obras começem, a prefeitura precisa autorizar. Enquanto isso não acontece, os maricultores são obrigados a trabalhar em instalações improvisadas, o que facilita furtos frequentes e resulta em prejuízos.

“Pessoal que vive à noite na rua passa aqui furtando ostra, furtando objetos de pesca, inclusive das embarcações e deixando todo o maricultor aqui em situação difícil”, explicou Amílcar Lisboa.

45 dias

O novo secretário municipal da Pesca, Willian Nunes, que assumiu há 10 dias, garantiu que os ranchos serão reconstruídos e explicou o porquê da demora desde a última promessa feita pelo ex-secretário.

“Tem que ter algumas adaptações nos ranchos dentro da legislação. Por isso, todo o cuidado do Ipuf para não fazer uma construção e depois ter que alterar toda ela, adaptar, para enquadrar dentro das normas. Essa é a preocupação. Agora a lei já foi aprovada na Câmara, faltando apenas o prefeito sancionar. No máximo, em 45 dias isso deve estar sendo entregue para os maricultores para iniciar a obra”, disse.

“Outra situação é a questão da construção do local para os entrepostos. Para esse projeto já foi feito um esboço dentro da Secretaria de Pesca e encaminhado para a Epagri para as devidas adaptações. Depois, esse projeto finalmente vai ser encaminhado para o Ipuf para finalizar e dar o encaminhamento onde a prefeitura irá construir essa área”, continuou.

(G1 Santa Catarina.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *