Empresários da rua Conselheiro Mafra conhecem projeto piloto de revitalização
03/03/2016
Acervo fonográfico da Casa da Memória será digitalizado
03/03/2016

FloripAmanhã representa Florianópolis Cidade da Gastronomia em Istambul

floripamanha-gastronomia-turquia-670x300.jpg

A presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires, participou de evento evento em Istambul, na Turquia, representando o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, junto com a diretora executiva do Floripa Convention, Juliana Castanho. O encontro que reuniu seis cidades da Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco apresentou a cidade turca de Gaziantep, recém integrada à Rede, da qual Florianópolis faz parte desde 2014.

Representantes das cidades de Belém, Phuket (Tailândia), Östersund (Suécia) e Chengdu (China), que também fazem parte da rede, estiveram presentes. Os detalhes dos contatos realizados serão repassados ao comitê gestor do projeto Cidade Unesco da Gastronomia. Os demais convidados eram cidades irmãs de Gaziantep, jornalistas especializados em gastronomia de todo o mundo, como dos EUA, Austrália, Grécia, Israel e Espanha. Todas as despesas foram pagas pela cidade anfitriã, Gaziantep.

“Uma das premissas da Rede Mundial de Cidades Criativas é o intercâmbio entre os membros, e na Turquia avançamos na troca de informações, contatos e possibilidades de intercâmbio. Representantes de Florianópolis já estiveram antes no Líbano, na Colômbia, e também recebemos os espanhóis de Hondarribia. Este intercâmbio contribui para a construção de cidades inteligentes e criativas”, analisa Anita Pires.

O evento foi realizado de 19 à 21 de fevereiro. No sábado (20/02), cidades Unesco e convidados participaram de uma reunião com autoridades da região. Depois, foi oferecido um coquetel com pratos típicos em meio a uma exposição de fotos de Gaziantep. Já à noite, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan, fez um pronunciamento em um jantar de gala especialmente para o evento.

Gaziantep é uma cidade do sudeste da Turquia, situada junto à fronteira com a Síria, a menos de 120 km de Alepo. Faz parte da Região do Sudeste da Anatólia e do chamado Curdistão turco. A população da região metropolitana de Gaziantep é de cerca de 1,5 milhão de habitantes. É uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo. Foi fundada cerca de 1 000 a.C, segundo a Wikipedia.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *