Com muito lixo e suspeita de criadouros de mosquito, casa será demolida em Florianópolis
14/03/2016
Vídeo mostra em 45 segundos como será feita a restauração da Ponte Hercílio Luz
14/03/2016

Florianópolis será sede do 1º Circuito de Economia Criativa

O 1º Circuito de Economia Criativa acontece nos dia 21 e 22 de março no Museu da Escola Catarinense (Mesc), em Florianópolis. Com entrada aberta ao público, participarão palestrantes internacionais e nacionais na área de Economia Criativa com direcionamento em temas-chave para a cidade de Florianópolis como tecnologia, design, artes, turismo e gastronomia.

O evento é uma realização do Centro Sapiens e do Departamento de Engenharia do Conhecimento UFSC, a partir do Sapiens Parque, em parceria com a Fundação Certi e UFSC e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc).

O evento será uma primeira ação de capacitações e estudos de cases para demonstrar as possibilidades e incentivar melhorias no desenvolvimento de bens e processos que transformem a economia da região. Além disso, o Circuito de Economia Criativa também tem como objetivo aproximar a comunidade dos temas e iniciativas relacionados, desmistificando a Florianópolis apenas enquanto atrativo turístico, mas também como polo de inovação e empreendedorismo que tem como a tecnologia o setor mais lucrativo.

O 1º Circuito de Economia Criativa marca o início das atividades do Centro Sapiens, projeto de desenvolvimento tecnológico territorial voltado à promoção do setor da Economia Criativa e revitalização do centro histórico da cidade de Florianópolis. A iniciativa foi lançada em setembro de 2015 e pretende abrir um espaço de trabalho colaborativo do Centro Sapiens no Museu da Escola Catarinense, o Cocreation Lab. O espaço de trabalho colaborativo será ocupado por dez projetos voltados à indústria criativa selecionados a partir de chamada pública, que será lançada na abertura do evento.

O Centro Sapiens complementa projetos correlatos de instituições parceiras para a revitalização da área Leste da cidade com cabeamento elétrico subterrâneo, melhoria nos calçamentos, planejamento urbanístico, disponibilização de Wi-Fi gratuito, renovação de prédios- como o Museu Vitor Meireles-, e a implementação do Museu da Cidade- na antiga Casa Câmara e Cadeia. Além disso, foi submetido no início de 2016 à Câmara Municipal um projeto de lei complementar que prevê a isenção da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às startups instaladas na região.

Economia Criativa

A economia criativa, apesar de reconhecer o setor cultural como uma área de grande importância em suas atividades, não abrange apenas bens e serviços culturais, mas também engloba manifestações de criatividade em setores que não são necessariamente reconhecidos como culturais, além de se inserir no domínio da Pesquisa e Desenvolvimento.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a economia criativa cumpre grande papel na transformação da contemporaneidade. No Brasil, de acordo com a Sistema Federação das Indústria do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), o setor movimenta duas milhões de empresas brasileiras e estima-se que gere diretamente um Produto Interno Bruto de R$ 110 bilhões, 2,7% do total produzido no país. Mais informações poderão ser encontradas no site www.centrosapiens.com.br.

(De olho na ilha, 11/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *