Feira da Editora da UFSC oferece livros com até 70% de desconto
18/03/2016
Museu de Arte de SC completa 67 anos neste dia 18 de março
18/03/2016

Esculturas em pedra são produzidas na Beira-Mar de São José

Os sete escultores participantes do 1º Simpósio Internacional de Escultura em Pedra estão produzindo as obras de arte na Beira-Mar de São José. A população poderá visitar as obras, produzidas ao ar livre, até a próxima terça-feira, dia 22. Em homenagem ao aniversário de 266 anos de São José, os artistas receberam informações sobre a história e a cultura da cidade para se inspirarem durante criação.

O homenageado do Simpósio Internacional de Escultura em Pedra foi Sílvio Pléticos, de 92 anos. Para homenageá-lo, o escultor de Florianópolis Rafael Rodrigues está reproduzindo uma obra de Pléticos em mármore.

— Ele é um artista que contribuiu muito para a arte catarinense. As obras eram modeladas em argila, mas existe uma proposta de reproduzi-las em bronze. Estou tentando adaptá-la na pedra de mármore — explica Rodrigues.

Ele avalia o Simpósio como um evento de alto nível e destaca a importância da troca de experiência entre os escultores no dia-a-dia.

— É uma grande oportunidade para a população de São José vir conhecer a cultura e o trabalho de cada escultor — complementa o artista plástico.

Os escultores Wang Biao, de Taiwan; Hiroyuki Asakawa, do Japão; Nando Alvarez, da Espanha; Majid Haghighi, do Irã; Renato Brunello, do Brasil; Andrej Mitevski, de Macedônia e Klaus F. Hunsicker, da Alemanha, foram selecionados por uma comissão julgadora, formada por artistas de São José e membros da Associação dos Artistas Plásticos de São José.

O escultor brasileiro Renato Brunello também ressalta o convívio com os outros artistas, o aprendizado e a troca de experiências.

— Essa troca é muita rica para todos nós, escultores, e para o público, que pode acompanhar a produção de perto enquanto transformamos matéria em vida — salienta Brunello.

O Simpósio é promovido pelo Instituto Jorge Schröder (IJS), com apoio da Associação Internacional de Escultura Monumental e coordenado pela Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José.

Cada escultor tem à disposição um bloco de mármore com 2 mil metros cúbicos e seis toneladas. As pedras utilizadas são de Santa Catarina e foram trazidas de uma jazida da região de Camboriú. Depois de prontas, as obras serão doadas para o município e instaladas ao longo da Beira-Mar de São José.

(Diário Catarinense, 17/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *