Esgoto na praia do Campeche e as mudanças ambientais
01/03/2016
Prefeito pede apoio ao Comdes pela Via Expressa
02/03/2016

COMDES pautará o debate das eleições municipais cobrando resultados

comdes1.jpg

 O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis realizou a primeira plenária de 2016 nesta segunda-feira (29), no auditório da CDL de Florianópolis.

O prefeito da capital, César Souza Júnior, e a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont, estiveram presentes no debate com representantes de mais de 40 entidades civis e de classe que compõem o Conselho (a FloripAmanhã é uma das entidades), além de autoridades políticas como os deputados federais Esperidião Amin e Carmem Zanotto e o deputado estadual, Mário Marcondes. Os ex-presidentes da entidade também compareceram, entre eles, Hélio Bairros, Zena Becker (ex-presidente da FloripAmanhã), Marcos de Souza e Celso Leal.

O COMDES é presidido pelo administrador Adriano Carlos Ribeiro, diretor de Desenvolvimento Institucional do Conselho Regional de Administração de SC. Ribeiro destacou que a principal meta neste ano será a elaboração de um Plano Estratégico envolvendo temas de interesse de toda região como: Turismo Sustentável, Melhor Mobilidade, Sustentabilidade Econômica, Governança Metropolitana, além de Saneamento e Resíduos.

Serão realizados Painéis entre os meses de marco a agosto, com a presença de especialistas de cada área. “Ao final destes debates iremos reunir as sugestões e propostas num documento, que será entregue aos candidatos que disputarão as eleições neste ano, queremos compromissos efetivos para garantirmos realmente a melhora significativa na qualidade de vida dos moradores da região”, afirma Ribeiro.

“Nestas eleições, nosso foco é fazer propostas aos candidatos que sejam factíveis e de realizações que tenham prazo para serem executadas. Como entidades, temos que elaborar projetos do interesse das entidades que sejam reais, objetivos”, afirmou Marcos Souza, ex-presidente do COMDES e presidente da Associação das Micro-Empresas da região de Florianópolis, AEMFLO. “A sociedade civil organizada precisa, para começar, conhecer a realidade dos orçamentos municipais, e depois ajudar a criar ferramentas de fiscalização dos gestores e das gestões públicas”.

O presidente do SINDUSCON, Hélio Bairros, chamou a atenção para a atenção que a sociedade deve dar para as eleições para as Câmaras de Vereadores. “Nos faltam boas leis municipais, e há uma razão para isto: alguns vereadores mal sabem escrever o próprio nome. Não estão nem remotamente preparados para a função – como poderiam ajudar a sociedade com leis que promovam a prosperidade?”, disse Hélio Bairros.

Desafios

“São José está no meio da Região Metropolitana de Florianópolis. É o coração por onde tudo passa na economia desta região. Se não cuidarmos do coração, todo o entorno sofre”, pontuou a prefeita Adeliana Dal Pont, demonstrando com um estudo que, dos 69 mil veículos que se dirigem diariamente para Florianópolis, 49 mil são de São José.

“Teremos 98 dias de consulta pública para o Plano Diretor Participativo. Eu acho muito tempo, considerando que estamos em ano eleitoral, mas é uma obrigação assumida por esta gestão para fazer um processo transparente. Temos representantes dos bairros, do poder legislativo e do poder executivo na elaboração do Plano”. A prefeita alega que o grande desafio é juntar todos os planos diretores que estão em andamento nos outros municípios vizinhos, mais o Plamus, elaborado para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana.

Um dos esforços mais urgentes é criar condições para levar adiante o projeto da Beira-Mar Metropolitana, uma avenida no Bairro Barreiros que seria outra ligação rápida Ilha-Continente, desafogando parte do tráfego na BR-101 ao norte da Capital.
O COMDES decidiu criar um Grupo de Trabalho para acompanhar e exercer pressão social e política em relação às obras do novo terminal de passageiros do Aeroporto Hercílio Luz, que ficará sob a coordenação da ACIF e CDL de Florianópolis.

Na pauta da mobilidade, a governança metropolitana é o novo desafia que se apresenta aos gestores

“Quero ressaltar que Florianópolis e São José, depois de muitos anos, já têm alguns consensos estabelecidos”, afirmou o prefeito de Florianópolis, César Souza Junior. “Nós já sabemos o que não fazer”.

Como exemplo, César Souza Junior citou o caso de fazer obras estruturais que não se comunicam entre si, como foi o caso da Beira-Mar Continental. “Também estamos de acordo com a aposta no transporte coletivo como uma solução regional, apostando em corredores de ônibus exclusivos”, revelou o prefeito da Capital.

“Quero convidar o COMDES a ajudar a cobrar do Ministério dos Transportes esta obra essencial para a Região Metropolitana de Florianópolis que é a expansão do trecho da BR-282 conhecida como Via Expressa. O Ministério ficou de lançar o edital para construir as terceiras pistas até a próxima sexta-feira, dia 4 de março. Neste momento, temos 98% de certeza que isto não vai acontecer. Mas o Ministério se comprometeu publicamente, e precisamos de força social para cobrar”, disse o prefeito César Jr.

Os gestores municipais foram cobrados em relação a trabalhos conjuntos em outros segmentos econômicos e sociais. “A questão dos vendedores ambulantes é emblemática. Eles concorrem deslealmente com o comércio estabelecido, gerador de emprego e pagador de impostos, e atuam livremente, sob fraca fiscalização. Se são coibidos em Florianópolis, fogem para São José; reprimidos em São José fogem para Biguaçu e voltam a Florianópolis”, enfatizou Marcos Souza, da AEMFLO.

Composição Grupos de Trabalho

Durante a reunião ficaram definidas as entidades que serão responsáveis pelos Grupos de Trabalho, confira:

GT Governaça Metropolitana
– AEMFLO

GT Institucional
– ACIBIG

GT Saneamento
– ACESA
– SENGE
– CREA

GT Mobilidade Urbana
– AEMFLO
– CDL de Florianópolis
– ACIF

GT Aeroporto
– CDL de Florianópolis
– ACIF

Conselho Fiscal
– Jaime Ziliotto (ACIF)
– Antonio Moser (SIDMÓVEIS)
– Édio Abreu (SESCON)

(COMDES, 01/02/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *