Leilão
16/03/2016
Comissão discute obras de ampliação da Via Expressa da Grande Florianópolis
17/03/2016

Casarão da Lagoa passa por reformas

Inaugurado em 1912, o prédio histórico onde funciona o Centro Cultural Bento Silvério, na Lagoa da Conceição, está sendo restaurado.

Tombado como patrimônio histórico, o imóvel pertence ao Município de Florianópolis e está sob a administração da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A última manutenção realizada no casarão da Lagoa, que tem hoje 104 anos, ocorreu em 1985.

Em vistoria técnica realizada na tarde desta terça-feira (15), o secretário municipal de Cultura, Pedro Meyknecht de Almeida, avaliou o andamento

dos serviços no local. A visita foi acompanhada pelo gerente administrativo e financeiro da SeCult, José Luiz Sardá, e pelo engenheiro responsável pela obra, Robson Ramos Moreira.

De acordo com o secretário, a reforma do telhado era uma situação que precisava ser resolvida emergencialmente, devido ao estado em que se encontrava. “Podemos ver que foi retirado o forro que existia, e já foram instaladas as mantas de proteção. Por se tratar de um patrimônio histórico, é preciso ter um cuidado para que sejam respeitadas as características originais do prédio”, explicou Pedro Almeida.

Os trabalhos consistem no escoramento das peças estruturais; remoção e reposição de telhas de cimento, conforme modelo existente; remoção do forro de madeira; imunização contra cupins para preservar o madeiramento da cobertura; barroteamento; instalação de calha pluvial; remoção e reaproveitamento de luminárias; recomposição de pontos de luz e dos reatores, entre outros serviços.

Além de preservar características arquitetônicas típicas do período pós-revolução industrial, o Centro Cultural Bento Silvério abriga manifestações artísticas e culturais que estão intimamente ligadas à cultura local. Ponto de encontro de rendeiras, músicos, artistas e da comunidade, o CCBS conta ainda com o prédio da Casa das Máquinas.

(Prefeitura de Florianópolis, 16/03/1016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *