Agenda de 21 a 27 de março de 2016
22/03/2016
Setur apresenta o Floripa Inteligente: Turismo
24/03/2016

Câmara inaugura placa que marca mudança da contagem do aniversário de Florianópolis

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta segunda-feira, 21 de março, a inauguração de uma placa que marca a mudança da contagem de Aniversário de Florianópolis que nesta semana comemora 343 anos de existência. A alteração da data foi aprovada pela Câmara em 2015 e promulgada pelo presidente da Câmara, Erádio Gonçalves (PSD), depois que o prefeito César Souza Junior vetou o projeto. A placa está localizada em frente ao prédio da Câmara e tem como objetivo ressaltar a importância desta correção histórica para o Município.

Até então o aniversário de Florianópolis levava em consideração o ano de 1726 quando ocorreu a emancipação político-administrativa do Desterro em relação à Laguna, a qual pertencia. A partir da mudança a contagem passa a ter como base o ano de fundação da cidade, em 1673, sendo Francisco Dias Velho seu fundador.

“Contar a “idade” de Florianópolis a partir de sua emancipação e não da sua fundação é como se a “idade” do Brasil fosse contada a partir de 1822, data da independência, ignorando-se os precedentes 322 anos”, alertava o escritor, professor, historiador e ex-desembargador Norberto Ungaretti que faleceu aos 77 anos de idade, em 09 de janeiro de 2014.

A data para a nova contagem, 1673, baseia-se no estudo realizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina a pedido da Prefeitura Municipal de Florianópolis, em 2003, que solicitava um parecer sobre a provável data de fundação da Póvoa de Nossa Senhora do Desterro, hoje Florianópolis.

A pesquisa seguiu diversos arquivos históricos e as obras de vários autores, entre eles, Nereu do Vale Pereira, Pedro Taques e Evaldo Pauli que em seu livro intitulado “Fundação de Florianópolis”, de 1973, desenvolve um farto conteúdo para concluir pela data de 1673 como a mais próxima da realidade.

Como o dia e mês exatos da fundação são desconhecidos, mantém-se 23 de março como a data de comemoração do aniversário de capital catarinense o que ocorre nesta quarta-feira.

viaCâmara Municipal de Florianópolis.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *