FloripAmanhã representa Florianópolis Cidade da Gastronomia em Istambul
03/03/2016
Construções retiradas na Via Expressa Sul
03/03/2016

Acervo fonográfico da Casa da Memória será digitalizado

Um acervo de 1200 fitas de rolo ¼ polegadas, com conteúdos fonográficos raro, contendo radio dramaturgia das décadas de 40, 50, 60 e 70, todos relacionados à história do Município, serão digitalizados. “Memória Digital” foi um projeto apresentado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes/Diretoria de Patrimônio,  que ganhou o primeiro lugar no prêmio Elizabete Anderle de Cultura 2014 e que possibilitou a realização desse trabalho.

Em uma reunião realizada na tarde desta quinta feira(03), com o Secretário  Municipal de Cultura Pedro Meyknecht de Almeida, a  equipe da diretoria de patrimônio e  Casa da Memória  e a empresa vencedora da licitação  Triscele web e museologia , ficou definido para a próxima segunda(07), o inicio da avaliação técnica do acervo.

Segundo o museólogo Jonei Bauer, coordenador da equipe de trabalho, inicialmente será feita uma triagem, para avaliar e diagnosticar a situação de conservação do acervo. “Teremos que ver todo o material, pois trata-se de fitas de marcas e tamanhos diferentes, e sendo assim, o material utilizado para limpeza e higienização do acervo tem que ser compatível,  por isso será necessário esse levantamento”, explica Jonei.

A casa da Memória possui hoje um acervo de 40 mil exemplares,  entre fotos, livros, fitas e outros. Esse acervo que será digitalizado faz parte de  uma doação realizada pela família do poeta Zininho. Para o Secretário de Cultura, é necessário garantir a conservação da história, “hoje por mais cuidados que temos com o acervo,  não podemos por em risco a durabilidade e integridade física desse material”, conclui. Após a digitalização, o material será incluído no acervo digital e ficará a disposição dos consulentes no setor de pesquisa.

(Prefeitura de Florianópolis, 03/03/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *