Entrevista: “Morre muita gente pela falta de saneamento”, afirma engenheiro catarinense
16/02/2016
Deveríamos salvar a Ponte Hercílio Luz?
16/02/2016

Trade turístico de Santa Catarina prevê temporada de verão estendida até o feriado de Páscoa

Tradicionalmente, o final de semana seguinte à Quarta-feira de Cinzas marca o fim da temporada de verão em Florianópolis, mas em 2016 a história é um pouco diferente. Como o Carnaval aconteceu mais cedo que o normal, a Setur (secretaria municipal de Turismo) e o trade turístico acreditam que a temporada se estenderá até o feriado de Páscoa, em dia 25 de março. A notícia soa bem aos ouvidos de quem trabalha no ramo, que terá mais um período para aproveitar o fluxo de visitantes catarinenses, brasileiros e estrangeiros.

No âmbito estadual, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte considera esta temporada a melhor dos últimos 20 anos, considerando o fluxo de visitantes e os resultados positivos para a cadeia produtiva. “Ainda vamos receber mais 1,5 milhão de pessoas até a Páscoa, com um número muito significativo de uruguaios por conta de um feriado nacional que eles têm”, prevê o secretário Filipe Mello sobre a “extensão” da temporada.

Em Florianópolis, no período entre o Natal e o Carnaval, a taxa de ocupação dos hotéis, segundo dados da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), ficou em torno de 90%. O número dificilmente se manterá no próximo mês, mas deve continuar acima da média dos últimos anos, acreditam os empresários.

“A ABIH estima uma ocupação de 70% na Ilha até o final do mês de março. Na Páscoa, com certeza teremos mais gente, porque ainda será final do verão e dá para aproveitar bastante o calor”, disse a secretária municipal de Turismo da Capital, Zena Becker.

O consulado argentino já divulgou dados que apontam que Santa Catarina recebeu 1,1 milhão de argentinos, que teriam deixado aproximadamente R$ 1,2 bilhão.

Período mais tranquilo que atrai visitantes

“Adoro vir fora de época porque temos mais tranquilidade e o clima ainda está bom”, explica a gaúcha Elisa Bohn. O único empecilho, segundo ela, é a grande quantidade de pontos impróprios para banho: “Tem que ter mais cuidado neste sentido para a situação não se agravar ainda mais.”

O casal gaúcho Guilherme Louzada e Rubiana Gossler aproveitaram o Carnaval e também vão estender as férias em Florianópolis. “Vamos ficar até o dia 22. Viemos para aproveitar o Carnaval”, diz Guilherme. “Há oito anos venho para Florianópolis, adoro a cidade. E nesta época conseguimos aproveitar bastante”, diz o argentino Rodrigo Gazarra Franco, que está há 20 dias na Capital e pretende estender a estadia em uma semana.

“Ainda tem bastante argentino e agora, por diminuir um pouco o calor, começa a chegar um público da terceira idade”, diz a comerciante Sandra Nunes. (Elaine Stepanski)

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 15/02/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *