Feira de Orgânicos tem produção credenciada
02/02/2016
Anac reajusta teto das tarifas aeroportuárias nos aeroportos brasileiros
02/02/2016

Prefeito Cesar Jr. fala de saneamento e venda de dívida na primeira sessão do ano na Câmara

A primeira sessão da Câmara de Florianópolis de 2016 contou com a presença do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD), que usou a tribuna para pedir apoio dos parlamentares no último ano da atual legislatura. Em sua mensagem, o chefe do executivo municipal lembrou os problemas de saneamento que o município vem enfrentado, falou em meios para superar a crise financeira e aproveitou o espaço para anunciar obras.

Cesar ainda foi convocado a participar com o secretariado, na próxima quinta-feira, de uma reunião extraordinária na Comissão de Turismo para debater questões da cidade. Também serão convocados para o encontro Fatma, Casan e Procon.

O prefeito voltou a afirmar que o contrato entre o município e a Casan (Companhia Catarinense de Saneamento) continua ameaçado. Na semana passada, a empresa respondeu o pedido de informação do município sobre o contrato de programa assinado em 2012.

“O documento que eles nos apresentaram indica atrasos no contrato de programa e traz argumentos que não nos tranquiliza. O futuro do contrato ainda está sendo analisado pela equipe técnica e em breve vamos ter uma resposta técnica, e não política”, enfatizou.

Cesar também lembrou que o cenário político atual é diferente daquele das campanhas de 2012, e disse que os cortes chegaram ao limite. A esperança do chefe do executivo é conseguir este ano aprovar o projeto da venda da dívida ativa do município, que é de R$ 1,4 bilhão.

O projeto chegou a tramitar no legislativo no ano passado, mas sofreu resistência dos parlamentares. “Nós reformulamos o projeto de acordo com o que a Câmara apontou e vamos enviar novamente. O incremento da receita é a saída, já que os cortes chegaram ao limite”, explicou.

O presidente da Câmara, Erádio Manoel Gonçalves (PSD) também usou a palavra e falou em lutar pelo “interesse da população e crescimento ordenado da cidade.” Até março, o legislativo deve receber o resultado das novas audiências do Plano Diretor, que apesar de aprovado em 2014 terá que refazer audiências por determinação da Justiça.

Comissão de Turismo quer debater a cidade

“Será que esse modelo turístico atual é o modelo adequado para cidade?”, questionou o prefeito Cesar Souza Júnior aos demais vereadores. O prefeito elencou situações como o aumento da coleta do lixo e lançou a hipótese de cobrar taxa para os turistas que chegam na cidade em carros particulares.

Para o presidente da Comissão de Turismo, Vanderlei Farias, o Lela (PDT), a cidade não pode culpar o turismo pelas deficiências reveladas na temporada. “Os problemas de mobilidade e saneamento são problemas que enfrentamos o ano todo, não podemos culpar o turismo que é uma das nossas maiores fontes de riquezas”, declarou.

“Se conseguirmos pensar a cidade para quem mora vamos conseguir receber visitantes, temos problemas de toda ordem o ano inteiro, não só na temporada”, emendou ao anunciar que a reunião na comissão também vai debater a questão dos ambulantes de praia e segurança.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 01/02/2016.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *