Fatma divulga o 10º relatório de balneabilidade da temporada de verão
29/02/2016
Locais impróprios para banho aumentam quase 30% em Florianópolis na temporada
29/02/2016

Campanha Berbigão para Sempre mobiliza extrativistas e ambientalistas na Costeira do Pirajubaé

Corrida de canoas, pratos típicos e apresentações culturais marcaram neste sábado (27) a Campanha Berbigão para Sempre, que foi promovida em estacionamento da Via Expressa Sul, em frente a ranchos de pesca da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Um dos objetivos do encontro — que atraiu visitantes, extrativistas e representantes de entidades preocupadas em recuperar o estoque natural do molusco — foi resgatar a autoestima do pescador e melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da coleta de berbigão.

Replantio de sementes, limpeza do cascalho e revisão das normas de extração, além da manutenção de parcerias de pesquisa com a UFSC, são ações que devem ser realizadas nos próximos anos em parceria com a Epagri.

Uma das grandes preocupações é fazer com que o pescador extrativista tenha a autoestima resgatada para auxiliar nessa recuperação do molusco, que no último ano teve um grande índice de mortandade deixando inúmeras famílias sem o principal sustento.

“Com essas ações esperamos boas notícias para o próximo ano. Atualmente das 25 famílias, apenas três pescadores estão tirando renda do local. É uma situação bem difícil”, disse o presidente da Associação Caminho do Berbigão, Fabrício Gonçalves, de 36 anos.

A grande pressão urbana, os eventos climáticos extremos, como o aumento da temperatura da água e a ocorrência de chuvas torrenciais em um curto intervalo de tempo reduziram drasticamente a salinidade da água causando um estresse grande no berbigão e a eventual mortalidade em massa.

A família de Joelma Salvelina da Silva, de 35 anos, foi prejudicada pela morte acentuada dos berbigões. E, hoje, criou rotas alternativas para buscar o sustento em casa.

“Comecei a trabalhar em casa de família, meu marido fazer uns “bicos” e agora que voltamos a pegar berbigão, mas a quantidade que se tira hoje é muito inferior”, contou.

Antes eram em torno de 30kg por dia, hoje são 10kg por semana.

Ações a serem realizadas para recuperar os estoques naturais do berbigão:

– Orientação e pesquisa local- orientação de boas práticas

– Atividades educativas para conscientização das futuras gerações sobre a importância ambiental e social da atividade extrativista do berbigão

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 2702/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *