MPSC abre credenciamento para ONGs interessadas em participar do Conselho Gestor FRBL
11/01/2016
Fatma aponta 35 pontos impróprios para banho nos balneários de Florianópolis
11/01/2016

SC registra movimentação turística de 4 milhões de pessoas na temporada

Conforme levantamento da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), a movimentação turística em Santa Catarina foi de cerca de 4 milhões de pessoas desde o início de dezembro de 2015 até os primeiros dias de janeiro de 2016.

Esse número inclui catarinenses, estrangeiros e visitantes de outros estados do Brasil. Cerca de 65% dos turistas escolheram as cidades e praias das regiões Costa Verde e Mar e Grande Florianópolis. Os demais, aproximadamente 35%, se dividiram entre o Litoral Norte, nos balneários da região turística Caminho dos Príncipes, o Litoral Sul, nas regiões Encantos do Sul e Caminho dos Canyons, a Serra Catarinense, além do Vale do Contestado e do Grande Oeste, devido aos balneários de águas termais.

Os principais mercados emissores internacionais são Argentina, Chile e Uruguai. Já os nacionais são o próprio estado de Santa Catarina, seguido por Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais.

O grande número de turistas circulando pelo estado pode ser explicado por dois motivos: a alta do dólar e a promoção turística feita ao longo de 2015 no Brasil e em países da América Latina. “Focamos as ações de divulgação nesses dois mercados e o resultado já está sendo percebido em todas as regiões de Santa Catarina”, destacou o secretário estadual de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello. A expectativa é encerrar a temporada de verão com a movimentação turística de 8 milhões de pessoas.

Os principais reflexos aparecem na ocupação hoteleira: os meios de hospedagem do litoral têm registrado, nas últimas semanas, médias de ocupação entre 80% e 100%. No réveillon, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), esse número chegou a 97% e, para janeiro, a expectativa de ocupação é de 85%.

Na Serra Catarinense, de acordo com o empresário Ivan Cascaes, a ocupação ficou entre 90% e 100% no fim do ano, com destaque para a presença de norte-americanos e alemães. A expectativa para janeiro é de ocupação de 70% dos leitos.

Em relação aos balneários de águas termais, as cidades de Piratuba e Itá são os grandes destaques. Itá teve ocupação de 100% nas últimas duas semanas. Em Piratuba, os quase 3 mil leitos e as áreas de camping também registraram lotação máxima. Na cidade, foram comercializados 32,6 mil banhos entre a véspera do Natal e o dia 1º de janeiro de 2016.

No Aeroporto Hercílio Luz, conforme a Infraero, o número de pousos aprovados de voos charter é de 385 (sendo 267 da Argentina, 97 do Chile, 11 do Paraguai, 10 do Uruguai). Já os voos extras nacionais são 312. Durante a temporada 2014/2015 foram 231 voos nacionais extras, ou seja, o crescimento é de cerca de 35%. No total, durante esta temporada serão 697 pousos a mais, entre os voos charter e extras. “Nossa expectativa foi superada, já que acreditávamos que esse número seria de 600 voos”, comemorou o secretário.

A maior empresa que faz a linha Buenos Aires-Florianópolis está operando com cinco ônibus diários até o dia 31 de janeiro. Já a companhia que possui linhas que partem do Uruguai, está vindo com três ou quatro ônibus diários em janeiro, conforme demanda, também com chegada na Capital.

Em relação aos cruzeiros, esta temporada deve fechar com 28 escalas em Porto Belo e 16 em Itajaí.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte

(Agência ALESC,  08/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *