PMF e trade definem ações para Canasvieiras
13/01/2016
Esgoto continua contaminando Canasvieiras pelo leito do rio Isabel, no lado oposto da praia
13/01/2016

Recomposição da faixa de areia detém avanço do rio

Depois de quase 60 dias ininterruptos de chuvas, que aumentaram consideravelmente o volume de água do rio do Brás, a Prefeitura aproveitou a estiagem e a previsão de bom tempo nos próximos dias para proceder na madrugada desta terça-feira à recomposição da faixa de areia da praia de Canasvieiras. Com a reposição, a faixa de areia voltou ao estágio em que se encontrava antes de ser arrastada pela correnteza e, naturalmente, retorna à posição de barreira natural à tendência que o rio do Brás tem de desaguar no mar.

Paralelamente, a Secretaria Municipal de Obras está reforçando o trabalho de limpeza das valas de drenagem que fazem o desvio das águas das chuvas para o rio Papaquara, evitando que esse volume engorde o já caudaloso rio do Brás. Essa limpeza já é feita normalmente, mas foi intensificada a partir da situação crítica que culminou com o despejo de águas contaminadas na praia de Canasvieiras.

A recomposição da faixa de areia da praia foi a solução encontrada para que não fosse alterado o estado natural da região. O rio do Brás normalmente não desemboca no mar, porque seu volume não é suficiente para romper a barreira natural imposta pela faixa de areia. Com o excesso de chuvas, esse estado natural foi rompido, e nada melhor do que restaurá-lo aproveitando a interrupção do ciclo de chuvas.

Pensou-se na construção de uma barreira artificial para impedir o avanço do rio, mas a alternativa foi descartada porque, além de antinatural, poderia provocar consequências mais amplas no caso de nova cheia do rio do Brás, que procuraria outras opções para extravasar suas águas.

(Prefeitura de Florianópolis, 12/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *