Casan concentra despejo de efluentes no rio Papaquara
27/01/2016
O labirinto das cidades
27/01/2016

Projeto de revitalização da Praça Getúlio Vargas conserva a identidade e a memória do patrimônio público

Imagem-praca.jpg

Obras no local iniciaram com limpeza fitossanitária para eliminar barreiras visuais e remover espécies afetadas. Nenhuma árvore nativa foi suprimida e novas espécies serão plantadas e outras transplantadas em conjunto com mais melhorias.

Um dos cartões postais de Florianópolis, na movimentada região central, a histórica Praça Getúlio Vargas, conhecida como Praça dos Bombeiros, foi recentemente adotada pela WOA Empreendimentos Imobiliários através do Programa Adote uma Praça, uma parceria da Associação FloripAmanhã com a Floram – Fundação Municipal de Meio Ambiente. A revitalização, com aprovação da Floram e do Instituto de Planejamento Urbano – IPUF iniciou no mês de dezembro e será entregue no dia 18 de março, data escolhida em comemoração ao aniversário de Florianópolis, 23 de março.

“O Programa Adote uma praça traz muitos benefícios para a cidade, como já vimos na Praça Gov. Celso Ramos e tantas outras e veremos também na Praça dos Bombeiros. Ainda há espaços na cidade que precisam de cuidados e a nossa luta é fazer as entidades, empresas e associações de moradores entenderem que precisam adotar espaços públicos”, analisa a presidente da Associação FloripAmanhã, Anita Pires. “Quando as pessoas usam as praças, saem dos seus apartamentos, ocupam a cidade e usufruem do espaço público para lazer, aumenta a segurança do local”, completa.

Para adotar um espaço público, basta entrar em contato com a Associação FloripAmanhã ou procurar o PRÓ-CIDADÃO. Após a manifestação de interesse, a Floram faz uma análise técnica no local escolhido para posterior assinatura do termo de adoção. Além de praças de todos os tamanhos, podem ser adotados canteiros de ruas e rodovias, sem necessidade de grandes investimentos.

Chafariz e paisagimos

Com assinatura do paisagista Jordi Castan, do Escritório A Boa Vista Paisagismo, de Joinville, o projeto foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais, arquitetos e paisagistas comprometidos em evidenciar a importância histórica do local e proporcionar um espaço de convivência mais seguro e ressaltando a questão ambiental. Todo o projeto foi pautado em resgatar a história da praça, inclusive retomando os eixos originais – vide foto abaixo, registro da década de 20. Muitos que por ali circulam não conhecem a história, e esse será um dos objetivos da WOA, não deixar que esta tradição seja apagada com o passar dos anos. “Acreditamos no potencial do nosso povo e por isso fazemos questão de presentear a cidade com as gentilezas urbanas. Com a revitalização da Praça Getúlio Vargas visamos evidenciar a história da cidade e também oferecer aos moradores e turistas um espaço voltado para lazer, cultura e diversão”, explica Walter Silva Koerich, diretor da WOA.

Outro grande marco que será resgatado será o chafariz, que há anos havia perdido sua utilidade, e era apenas utilizado como dormitório para moradores de rua e também como pista para skatistas. As cores originais serão retomadas, compondo com os esguichos de água, trazendo harmonia e vida para coração da Praça.

Preservação de Espécies Nativas

Praça Getúlio Vargas na década de 1990O início das obras no local contou com limpeza geral para eliminar barreiras visuais e remover espécies afetadas pelos mais variados tipos de problemas que apresentavam riscos de queda, limitavam o crescimento de outras e estavam comprometidas com podas profundas. Nenhuma árvore nativa foi suprimida e novas espécies serão plantadas e transplantadas na Praça. “A limpeza fitossanitária dará vida nova as majestosas árvores existentes, e que obviamente estão sendo resguardadas, destacadas e recebendo imensa atenção. Todos os cortes seguem um plano de manejo aprovado junto aos órgãos competentes, e quando feitos, justificados pelo estado de saúde bem como estado de mutilação das mesmas, o que comprometia o crescimento e a saúde das mesmas, bem como trazendo riscos para a população”, afirma o diretor da WOA.

Árvores foram suprimidas justamente por estarem comprometidas, gerando riscos aos cidadãos, bem como afetando o desenvolvimento das demais espécies, uma vez que encontravam-se em uma área insuficiente para o crescimento já que que dividiam o mesmo espaço. A exemplo disso, um Jacarandá foi beneficiado com estes cortes, uma vez que estava entre árvores doentes e que ainda encontra-se em estado de ser salvo. Com a intervenção, o Jacarandá ganhará destaque, uma vida nova, focando na longevidade. A opção por preservar o Jacarandá deve-se ao fato de ser nativo e famoso do Brasil, que precisa de espaço para crescer e com luminosidade, podendo atingir 20 metros de altura. Além disso, é uma árvore que não possui raízes agressivas, preservando assim as passagens em nível plano para os pedestres, bem como florir intensamente, podendo assim ser cultivado em praças e calçadas nas cidades, ficando em ótimo aspecto quando sua copa encontra-se repleta de flores.

“Outras espécies já foram plantadas e já podem ser vistas na Praça, como Quaresmeiras (tibouchina granulosa) e Árvores “Pau Ferro” (caesalpinea ferrea), e o plano de novo plantio ainda contempla novas espécies, como Palmeira Imperial (Roystonea oleracea), Jasmim-manga (plumeria rubra), Ipês (Tabebuia chrysotricha), Ameixeira amarela (Eriobotrya japônica), Palmeira-de-leque-da-china (Livistona chinensis), Aroeira (Schinus terebinthifolius) e Manacá-da-serra-(tibouchina mutabilis ), contribuindo para a criação de um espaço ainda mais verde e arborizado, uma vez que a renovação e o ordenamento se fazem necessários. ”

Outras melhorias também serão realizadas como a nova pintura e jogos de luz na fonte central, além da inserção de novos mobiliários urbanos (bancos e lixeiras), manutenção da iluminação e piso original. A valorização dos marcos escultóricos é outro destaque no projeto que visa conservar a identidade e a memória do patrimônio público.

“Em breve a comunidade da Grande Florianópolis terá mais um belo espaço de lazer e integração com a natureza, que poderá ser desfrutado com muito mais conforto e segurança”, destaca Walter Silva Koerich. E mais, “assim como fizemos em outros espaços públicos, com a revitalização da Praça Getúlio Vargas, Florianópolis ganhará um novo espaço para um melhor viver. Estamos nos dedicando com muito carinho e tendo a certeza que todos ganharão com uma linda praça, um verdadeiro cartão postal”, finaliza Waltinho Koerich.

História

Com cerca de 14 mil metros quadrados, atualmente a praça agrega elementos que resgatam a história de Florianópolis do início do século XX. Seu nome atual é uma homenagem ao líder da Revolução de 30 e ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas. No local, o Jardim Gustavo Richard possui fonte com placa alusiva à comemoração de 25 anos de Florianópolis, além do primeiro monumento erguido no Estado em homenagem à heroína Anita Garibaldi. A estátua de Bulcão Vianna, médico, militar e político atuante na administração de Hercícilo Luz e Adolfo Konder, e o busto de Carl Hoepcke, empresário alemão dos ramos industrial, comercial e da navegação completam as relíquias históricas no local.

A praça ainda possui área de recreação infantil, chamada de Parque Dona Tilinha. O nome foi dado em homenagem à Dona Atília Tolentino de Souza, mais conhecida como Dona Tilinha, esposa do General Paulo Gonçalves Weber Vieira da Rosa, então prefeito de Florianópolis na data de inauguração deste parque.

Desde 2010, através do Projeto Além Muros, a WOA investe em ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e reintegração de espaços urbanos que estimulam a cultura, educação e o lazer. A empresa tem larga experiência em projetos como este, disponíveis no link.

Praça Getúlio Vargas na década de 1920.

Adote uma Praça

Dos 208 espaços públicos mapeados em Florianópolis, pelo menos 100 já foram adotados pela iniciativa privada através do Programa Adote uma Praça, parceria da FloripAmanhã com a FLORAM – Fundação Municipal do Meio Ambiente em vigor desde 2007. São desde praças como as tradicionais XV de Novembro, Governador Celso Ramos até o Largo da Alfândega, canteiros de rodovias e rótulas em todas as regiões da cidade.

As intervenções feitas no espaço, como plantações e obras, assim como a manutenção do local, passam a ser de responsabilidade do adotante, que pode fixar placas da empresa na área segundo o padrão do Programa. O Adote o Praça é uma das iniciativas mais visíveis do trabalho da FloripAmanhã. A placa do Adote uma Praça com a logomarca da Associação está nas principais praças da cidade, já percebeu?

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *