SC registra movimentação turística de 4 milhões de pessoas na temporada
11/01/2016
Memória de Florianópolis: Ceisa Center já é um clássico da arquitetura
11/01/2016

Fatma aponta 35 pontos impróprios para banho nos balneários de Florianópolis

Relatório de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (08/01) mostra que 40 dos 75 pontos de coleta estão próprios

O fim de semana promete ser de sol entre nuvens em Florianópolis, com temperaturas podendo chegar aos 30°C, uma combinação que pode render praia para moradores e turistas da Capital, correto? Depende do local. A primeira análise da Fatma (Fundação Estadual do Meio Ambiente) em 36 balneários de Florianópolis mostra que dos 75 pontos de coleta, 35 estão impróprios para banho. Ou seja, no segundo fim de semana de 2016, o banho de mar ou lagoa é desaconselhado em 46,6% dos balneários da cidade. Na comparação com os dados do relatório anterior, de 18 de dezembro, houve um aumento de 59% nos pontos impróprios, que saltaram de 22 para 35.

Segundo Márcio Luiz Alves, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, o aumento foi significativo e se deu devido a um conjunto de fatores que engloba desde o grande aumento populacional nos últimos dias de 2015 até o elevado volume de chuva que caiu no período. “Nós até esperávamos um aumento em relação a dezembro, mas não que fosse aumentar tanto. A população, que cresce exponencialmente, e o excesso de chuva contribuíram para o crescimento de condições negativas em determinados locais”, explica.

As coletas foram realizadas entre os dias 4 e 6 e as praias do Norte da Ilha são as que mais têm registro de áreas impróprias. De acordo com o relatório, mais da metade dos 29 pontos de coleta dos principais balneários do Norte devem ser evitadas pelos banhistas, 17 estão impróprios.

A praia de Canasvieiras, como o Notícias do Dia já havia noticiado na quinta-feira, está com todos os oito pontos impróprios. A poluição no rio do Brás deixou o balneário completamente impróprio para banho. Na última coleta da Fatma, em 15 de dezembro, apenas um ponto da praia estava contaminado.

No relatório atual, as praias Brava, Jurerê e Ponta das Canas estão com metade dos pontos impróprios. No Sul da Ilha, de 12 pontos de coleta, quatro estão impróprios para banho, um deles na praia do Campeche, em frente à servidão Família Nunes.

Leia a íntegra: Fatma aponta 35 pontos impróprios para banho nos balneários de Florianópolis – Notícias do Dia Online. (09/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *