“A cada verão, a sensação de colapso está cada vez mais nítida na Ilha”
12/01/2016
Ação fiscaliza bairros do Norte da Ilha
12/01/2016

Começa a limpeza dos canais no Rio do Brás

Começou nesta segunda-feira (11) a limpeza dos canais que ligam o Rio do Brás ao Rio Papaquara, no Norte da Ilha. O prefeito e sua equipe estiveram no local, onde debateram a situação com o governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. A partir de agora, a ideia é estender as ações e conseguir liberação técnica e ambiental para fechar o rio evitando o desague no mar.

As medidas que estão sendo tomadas também incluem intensa fiscalização nas ligações clandestinas de esgoto, tratamento biológico da água, uma inovação que será realizada pela Casan a pedido da Prefeitura, e o lacramento das saídas irregulares de esgoto de estabelecimentos comerciais.

Com a limpeza dos canais e com a intensa fiscalização, a contaminação do Rio do Brás, já deve diminuir consideravelmente nos próximos dias.

“Não faremos nada voluntariamente, sem estudo técnico. Estamos tratando do deslocamento do curso de um rio, ou seja, podemos resolver o caso aqui e acabar gerando problemas em outros locais”, explica o prefeito.

Fatma e Floram analisam fechamento

Na tarde desta segunda-feira, técnicos da Fatma e Floram irão estudar a possibilidade de fechar o Rio do Brás, onde bolsões de areia irão contribuir para que seu curso desague no Rio Papaquara e não somente no mar.

Mesmo diante das ações da Prefeitura e da Casan, o problema só será sanado quando os 57% dos imóveis do entorno regularizarem seus sistemas de esgotamento sanitário.

“Nós estamos fazendo tudo que nos compete, notificamos e multamos um a um, mas se os moradores que sabem que estão jogando seu esgoto na rede pluvial não contribuírem, não teremos uma condição satisfatória”, frisou o prefeito.

E não são poucos os casos de irregularidades dos imóveis. Somente no mês passado, o programa Se Liga na Rede notificou 243 casos; com o trabalho, 200 se adequaram, restando 43 para serem solucionados.

Números do Se Liga na Rede

Inspeções realizadas: 4.913

Imóveis inspecionados: 2.693

Número de ligações irregulares notificadas: 1.430

Obs: dados referentes aos bairros Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus entre outubro de 2013 e dezembro de 2015

(Prefeitura de Florianópolis, 11/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *