Durante debate, engenheiro apresenta projeto que prevê porto turístico e pesqueiro no rio do Brás
29/01/2016
Análise da água da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, mostra presença de coliformes fecais até mil vezes acima do limite tolerado
29/01/2016

Casarão da fundação Senhor dos Passos, em Florianópolis, deve abrigar Museu Fármaco Hospitalar

Construído no século 19, o casarão histórico, localizado ao lado do Imperial Hospital de Caridade e que abriga atualmente a Fundação Cultural Senhor Jesus dos Passos, deve receber em breve o primeiro Museu Fármaco Hospitalar de Santa Catarina. O projeto cultural já foi aprovado pela Lei Rouanet (de incentivo à cultura) e a captação de recursos, que pode ser realizada até dezembro deste ano, começou. A ideia, no entanto, é de que as obras comecem ainda em 2016 e sejam finalizadas em até três anos.

Para restauração do casarão e elaboração do plano museológico, está previsto o valor de R$ 1.744.927,79. A diretora administrativa e financeira da fundação, Rita Peruchi, diz que com 20% do valor captado a obra pode começar. “Já iniciamos o processo de captação de recursos e esperamos conseguir o quanto antes. É um projeto antigo nosso. Tínhamos esse sonho desde que criamos a fundação em 1994 e contamos com um acervo muito rico. Mas agora o sonho está mais próximo de se realizar”, afirma.

Estão previstos serviços de recuperação das alvenarias externas, novas telhas, passeios, sistema de drenagem, paisagismo e iluminação. “Temos definidos os espaços e os usos que serão feitos para que sejam recuperados. Criaremos um auditório de acesso e um edifício adaptado tanto para cadeirantes como para idosos. A ideia é construir uma plataforma elevatória. Haverá também recuperação do sótão e um novo paisagismo para viabilizar o acesso”, conta a arquiteta da Ornato Arquitetura, Simone Harger. O local aberto à visitação contará também com uma sala de estudos e pesquisas – que poderá ser utilizada por estudantes.

O casarão conta ainda com um grande salão e abriga um acervo com 1.800 peças utilizadas nos trabalhos hospitalares, testemunhas materiais do pensamento científico tecnológico dos séculos 19 e 20. “O acervo já foi catalogado, e agora haverá o projeto museográfico para ver a melhor forma de contar a história e dispor iluminação, móveis e objetos”, explica Simone.

Acervo com peças da família imperial

Em 154 anos, o casarão Senhor Jesus dos Passos foi utilizado para cirurgias, como creche, pensionato, ala de isolamento do hospital e abrigo para enfermeiros. Com um acervo tão rico, há muita história para se contar e muita curiosidade nas peças que ficarão expostas no futuro museu.

Algumas peças têm mais de cem anos e mostram a evolução da tecnologia e as mudanças por quais passaram o modo de se fazer medicina. “Tem peças que são mais antigas, e outras recentes, de dez anos, mas que no futuro também servirão de história para o museu”, conta o conselheiro da fundação, Ingo Jordan.

O conselheiro, que já trabalhou como engenheiro no Hospital de Caridade fala sobre as riquezas visuais e históricas que o acervo oferece. “Temos até mesmo a banheira da imperatriz Teresa Cristina, mãe da princesa Isabel. Feita de mármore, deve pesar mais de 400 quilos e nunca foi usada. Foi mandada em 1845 por dom Pedro II”, conta.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 28/01/2016

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *