Poluição em Canasvieiras deixa trade turístico apreensivo
11/01/2016
Amadorismo, incompetência e omissão nas praias de Florianópolis 
11/01/2016

Casan anuncia medidas para reduzir esgoto irregular no Norte da Ilha

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou na noite deste domingo (10) que colocará técnicos e engenheiros à disposição de donos de imóveis no Norte de Florianópolis ainda não conectados à rede de esgoto. Segundo a companhia, os profissionais darão orientação técnica gratuitamente.

A medida foi anunciada após uma reunião da superintendência regional como uma forma de “aumentar o número de imóveis ligados de forma correta à rede coletora de esgoto de Florianópolis”. Na sexta-feira (8), toda a praia de Canasvieiras foi declarada imprópria para banho pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma). Um dos motivos é a poluição que chega pelo Rio do Brás.

De acordo com a Casan, “o número recorde de pessoas no Norte da Ilha e a superlotação de alguns imóveis não conectados à rede estão aumentando os problemas de balneabilidade naquela região”. Ainda segundo último levantamento feito pela companhia, 57% dos imóveis vistoriados na região de Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus estão irregulares.

Segundo a Casan, o agendamento da orientação técnica gratuita pode ser feito pelo telefone (48) 3271-4510

Limpeza de canal

Outras medidas foram anunciadas pela companhia para amenizar o problema da poluição no Norte da ilha. Uma delas é subsidiar a limpeza do canal que liga o Rio do Brás ao Papaquara, que deverá começar a ser feita pela prefeitura. Outra é a implantação de um emissário “para conduzir parte da vazão excessiva das ligações irregulares até a estação de tratamento”, informou a Casan.

Poluição nas praias

Quase metade dos pontos analisados pela Fatma em Florianópolis estão impróprios para banho. Cada amostra passa por cinco testes e todos apontaram contaminação na água.

Por meio de sua assessoria, a autarquia afirmou que vários fatores podem ter ocasionado o problema, como o esgoto clandestino, que chega ao mar por meio do rio do Brás, há anos conhecido por sua poluição. Além disso, o excesso de pessoas na praia durante a temporada que urinam e defecam em local impróprio tornam a balneabilidade inviável no local.

Segundo a Fatma, não há risco de que a poluição se estenda a praias próximas, como Praia do Forte e Cachoeira do Bom Jesus, pois quando a água ganha profundidade, as bactérias se diluem.

Os pontos impróprios para banho são: em frente à rua das Flores, em frente à avenida das Nações, no lado esquerdo trapiche, em frente à rua Heitor Bittencourt, em frente à rua Açarí Margarida (no canto esquerdo da praia, perto das pedras), em frente à rua Afonso Cardoso da Veiga e em frente à rua José Daux.

Banhistas relataram ter passado mal após entrar no mar. Muitos turistas anteciparam o retorno para casa, depois de terem ido parar em Unidades de Pronto Antendimento com sintomas como febre, vômito e diarreia.

A secretaria de saúde declarou que a Vigilância em Saúde analisará cada caso para ver se há relação com a poluição do mar. A orientação aos banhistas é de que evitem entrar na água em locais declarados impróprios e que, antes de sair de casa, verifiquem o relatório de balneabilidade disponível no site da Fatma.

Quatro ações

A Prefeitura de Florianópolis e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informaram nesta quarta (7) que farão ações conjuntas para tentar acabar com o problema, ou pelo menos amenizar os efeitos. A primeira delas é intensificar a fiscalização nos imóveis.

“Estamos fazendo o planejamento das ações. Então, a partir de sexta-feira é que as equipes estarão todas aqui na região fazendo ação de fiscalização”, afirmou o secretário de Saneamento de Habitação de Florianópolis, Domingos Zancanaro.

Oito equipes foram disponibilizadas pela prefeitura para fiscalizar toda a cidade. Nos próximos dias, elas vão se concentrar em Canasvieiras, onde 51% dos imóveis estão com esgoto irregular.

(G1, 10/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *