Casan anuncia medidas para reduzir esgoto irregular no Norte da Ilha
11/01/2016
Os estragos do turismo predatório
11/01/2016

Amadorismo, incompetência e omissão nas praias de Florianópolis 

Da coluna de Moacir Pereira (DC, 09/01/2016)

A Ilha de Santa Catarina, cantada em prosa e verso, motivo de campanhas milionárias para atrair turistas nacionais e estrangeiros, está gravemente enferma. Há anos vinha apresentando sintomas de gradativa destruição de seu maior patrimônio: um colar maravilhoso de belíssimas praias, águas claras e limpas, rios e lagoas piscosos, cachoeiras e dunas, morros floridos e um visual único no Brasil e no Planeta.

O último relatório da Fatma sobre balneabilidade das praias da Ilha e do litoral catarinense é uma tragédia anunciada há muito tempo. Um misto de especulação imobiliária incontrolável e total improvisação, com falta de educação de proprietários irresponsáveis jogando esgoto em galerias pluviais, mais a omissão, a incompetência e o amadorismo das autoridades, levaram Florianópolis a este cenário calamitoso. Milhares de veranistas locais e outros milhares de turistas nacionais e estrangeiros, com famílias inteiras internadas, acamadas com vômito, diarreia e dores nas juntas. Tudo provocado pelos altos índices de contaminação das praias.

Um terço dos pontos está sem condições de banho em Santa Catarina

Fazem seminários, encontros, fóruns de planejamento do turismo. Vai-se conferir e não cuidaram do essencial: o combate firme e enérgico dos poluidores, com o lacre imediato, multas e até processos criminais. Estes contribuintes e estas instituições não estão apenas causando graves problemas de saúde pública e ofendendo a pródiga natureza da Ilha.

Com a Prefeitura de Florianópolis mais preocupada em marketing do que ação efetiva para combater a poluição, com a Casan contribuindo para o aumento da contaminação, a omissão de órgãos públicos, estão todos liquidando com o turismo na Ilha. E com o que ela tem de mais precioso.

São todos, sim senhor, amadores, omissos e incompetentes.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *