Consumo de água bate recorde, hotéis se animam e luz varia 1%
04/01/2016
Convênio vai fiscalizar grandes produtores de lixo
11/01/2016

Ação conjunta fiscaliza bairros do Norte da Ilha

Além das equipes da Secretaria de Habitação e do Programa Se Liga na Rede, ação envolveu também a Casan, Vigilância Sanitária e Floram, com o suporte da Guarda Municipal

Bairro que apresenta um dos mais altos índices de imóveis com inadequações nas instalações hidráulicas e/ou sanitárias (58%), Cachoeira do Bom Jesus registra, também, histórias positivas de moradores que mostraram consciência e agiram para solucionar os problemas apontados pelas equipes de fiscalização do Programa Floripa Se Liga na Rede.

Em um condomínio com 58 unidades, notificado pelas irregularidades encontradas na primeira inspeção, ocorrida em setembro de 2015, as obras de conexão do sistema de esgotamento do prédio à rede pública estão em estágio avançado. “Quando recebemos a notificação, em assembleia os moradores decidiram iniciar as obras de adequação o quanto antes, para solucionar problemas que alguns de nós nem sabiam que estavam acontecendo”, conta Sadiomar Guilherme Lang, síndico do condomínio desde o início de 2015.

A constatação de que as obras estão em execução, e de forma correta, aconteceu na manhã de sexta-feira (08), durante a ação de fiscalização que envolveu equipes da Secretaria de Habitação, do Programa Floripa Se Liga na Rede, da Fatma, Vigilância Sanitária, Casan e também da Guarda Municipal, e atuou em Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus.

As equipes vistoriaram residências, condomínios e um hotel No caso do condomínio Além da conexão da edificação à rede pública de esgotamento, Sadiomar conhece bem as outras adequações que ainda deve promover: instalação de caixa de gordura e correção das ligações das pias de cozinha e tanques. “Como se trata de um condomínio, vamos fazer uma nova chamada de capital junto aos moradores para viabilizar a segunda parte da obra, mas a exemplo do que aconteceu nesta primeira etapa, estamos todos conscientes de que tudo o que precisa ser feito e queremos resolver o mais rápido possível”, explicou o síndico.

A conclusão da ligação à rede de esgoto deve ser concluída até fevereiro, e na sequência serão iniciados os procedimentos para a adequação de cada uma das unidades ao sistema.

“Hoje as equipes realizaram revisitas, voltando a unidades que já haviam apresentado irregularidades e foram notificadas para realizar as adequações. Há situações em que uma nova notificação e até a aplicação de multa e de outras medidas legais precisam acontecer, mas felizmente encontramos casos como o deste condomínio, que está realizando uma modificação que não é pequena e nem rápida, mas que vai deixar o imóvel em conformidade com a lei e resguardando o meio em que vive”, destacou o secretário de Habitação, Domingos Zancanaro, que acompanhou a ação na sexta-feira.

Durante as fiscalizações as equipes encontraram situações resolvidas e também problemas recorrentes em algumas unidades, o que gera nova notificação. Caso o problema persista ainda em uma terceira vistoria, o caso é encaminhado para a Vigilância Sanitária, que gera um auto de intimação e multa o responsável pelo imóvel. Houve um caso de esgoto a céu aberto no terreno de um estabelecimento, o que gerou uma notificação para correção imediata do problema.

“O princípio do programa é educativo. A ideia é comunicar os moradores sobre os problemas e conscientizá-los a respeito da necessidade das correções. Mas isso não significa que a fiscalização seja branda. Pelo contrário: é uma ação intensa e contínua para que alcancemos os resultados esperados e, principalmente, necessários”, acrescentou o secretário de Habitação.

A ação de sexta-feira marcou o início da segunda etapa do Floripa Se Liga na Rede, que passa agora atuar em todas as regiões de Florianópolis atendidas por rede pública de esgoto.

(Prefeitura de Florianópolis, 09/01/2016)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *