Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,2 anos segundo IBGE
03/12/2015
Praça Getulio Vargas e Alamedas em Jurerê são adotadas
03/12/2015

FloripAmanhã promove qualificação de restaurantes da Costa da Lagoa em parceria com Sebrae e Senac

florianopolis-costa-da-lagoa-670x500.jpg

O SEBRAE e a FloripAmanhã através do seu Grupo de Trabalho (GT) da Costa da Lagoa promoveram ações para qualificação de restaurantes desta comunidade reconhecida como tradicional pela Lei municipal Nº 9633/2014. A iniciativa faz parte do planejamento do GT da FloripAmanhã que prevê a integração da Costa da Lagoa às ações do Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia.

“Os restaurantes promovem a cultura através da valorização da gastronomia local gerando a oportunidade de visitantes experimentarem os hábitos gastronômicos e levarem um pouco do sabor da Costa da Lagoa, que  movimenta a economia do setor de Turismo, História, Cultura e Gastronomia de Florianópolis”, comenta a consultoria do Sebrae que participou das atividades, Bianca Antonini.

Para a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, “esta comunidade tradicional tem um potencial turístico imenso, com moradores envolvidos com o turismo e a gastronomia, dentro do foco do Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia”.

O primeiro passo desta iniciativa foi identificar demandas e apresentar as soluções que o SEBRAE disponibiliza para o setor. Com base no resultado de uma reunião inicial foram desenvolvidas ações pelo Sebrae e Senac através do GT da FloripAmanhã, incluindo aplicação de diagnóstico setorial em 13 restaurantes, reunião de apresentação deste diagnóstico e realização de Oficina de Manipulação de Alimentos pelo SebraeTec (Senac) nos dias 09 e 10/11 (15h/aula) e dia 16/11 (4h/aula) – Oficina de Reciclagem.

“O trabalho realizado pelo Sebrae e Senac foi muito bom. Fabíola representou o Senac e desenvolveu seu trabalho usando uma didática simples e eficiente. Participaram proprietários de restaurantes e demais envolvidos com a manipulacao de alimentos. A participação foi excelente, com até 32 pessoas em um dia”, conta Elizete Marques, uma das coordenadoras do GT da Costa da Lagoa. “As atividades desenvolvidas pelo Sebrae através da Bianca estabeleceram uma interlocução primorosa com os proprietarios de 13 restaurantes. Foram feitas visitas individuais com o objetivo de aplicar diagnóstico em cada restaurante,avaliar e sugerir ações para cada empreendimento”, acrescenta Marques.

Entra as orientações repassadas aos proprietários e funcionários de restaurantes, Bianca Antonini cita estratégias de marketing que podem ser facilmente desenvolvidas pelos empreendedores, como usar as redes socias e criar promoções, desenvolver eventos e festivais gastronômicos. “Foi orientado também sobre a importância da apresentação bem feita do prato, qual a melhor louça usar e como distribuir os alimentos de forma harmônica e atrativa, além de enfatizada a valorização do pirão como acompanhamento”, acrescenta a consultora do Sebrae.

Para a também coordenadora do GT da FloripAmanhã na Costa da Lagoa, Nélida Hartmann, as visitas aos estabelecimentos e as reuniões realizadas levantaram diversas possibilidades de desenvolver ações para melhor adequar os estabelecimentos a um padrão mais exigente de consumo e aumentar as possibilidades de turismo na baixa temporada, aumentando assim as possibilidades de renda e geração de emprego também em outros importantes setores da economia local como o turismo náutico e o comércio de artesanatos. “Acredito que a preocupação com o desenvolvimento sustentavel desta Comunidade Tradicional deve ser uma constante nas ações deste GT. Desta forma estaremos preservando não só a comunidade como todo este exuberante cenário natural que a cerca”, conclui Hartmann.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *