MPF pede interrupção de ocupações ilegais na Praia dos Ingleses
03/12/2015
Biblioteca Pública promove última edição de 2015 do Troca-Troca de Livros
03/12/2015

Florianópolis terá, a partir do dia 8, o primeiro ponto de ônibus ecossustentável do país

Os tradicionais pontos de ônibus de Florianópolis, quase sempre quebrados, depredados ou até mesmo só com a placa em algum poste, pode estar com os dias contados. No dia 8, a Capital ganhará o primeiro ponto completamente ecossustentável, entregue pela Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis). O ponto tem estrutura 100% reciclável, placas fotovoltaicas, telhado verde com irrigação feita pelo reuso de água da chuva e local para carregar celulares via USB.

Com projeto e execução do Núcleo de Paisagismo da Acif, o abrigo, localizado no bairro Agronômica (em frente à Casa d´Agronômica), conta com uma série de itens que proporcionam conforto e tecnologia para os usuários, totalmente sustentáveis e integrados com o ambiente. Segundo a coordenadora do Núcleo, Maria Cecília Guinle, o espaço é resultado de diversos estudos sobre pontos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil. “Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar as coisas interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte”, explica.

Para o modelo de Florianópolis, foram selecionados materiais que minimizam o consumo de recursos naturais e potencializam a reutilização: a cobertura conta com vegetação para diminuir o calor, com irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva; e há geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED -, a irrigação da cobertura e o carregamento de celulares via USB. A estrutura feita em aço também o torna totalmente reciclável.

O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. Ainda estão previstas a instalação de bicicletário e de painel para fornecer informações das linhas de ônibus.

Inviável para o município, diz secretário

De acordo com Maria Cecília Guinle, como o ônibus é o principal meio de transporte coletivo, a sugestão de um ponto ecossutentável pode servir de modelo para a cidade investir no conforto dos usuários. “Fizemos um projeto ideal, completo, mas é uma ideia que pode ser adaptada e simplificada para a realidade do município. A intenção é mostrar que é possível deixar menos desgastante e mais interessante a espera pelo ônibus”, diz.

O secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Vinícius Cofferri, disse ao ND que este modelo de ponto de ônibus seria inviável financeiramente para o município. “O projeto é interessante, ótimo, mas não podemos deixar desabastecidos os locais que precisam de pontos de ônibus”, afirma.

A Acif não divulgou o custo do abrigo ecossustentável. Um ponto de ônibus tradicional custa entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. Florianópolis tem 1.063 abrigos e 2.551 pontos de parada (placas).

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 02/12/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *