Finalizadas as Oficinas de Mobilidade
14/12/2015
Plenário declara maricultura atividade de interesse social e econômico
14/12/2015

Florianópolis é o 9º destino mais competitivo do país

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou nesta quarta-feira (09) o levantamento do Índice de Competitividade do Turismo Nacional 2015, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Florianópolis aponta em 9ª posição entre os destinos mais competitivos do país, subindo uma posição no ranking, em relação a 2014.

A pesquisa usa como base dados relacionados aos seguintes dimensionamentos: infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais. Cada uma das dimensões foi divida em variáveis analisadas de forma independente.

Florianópolis ficou com índice superior a 80 pontos – em uma classificação de 0 a 100 – nos seguintes dimensionamentos: infraestrutura (85,9); acesso (80,8); serviços e equipamentos turísticos (81,1); capacidade empresarial (92,9); aspectos culturais (82); sendo seu índice geral, obtido pela média com as demais dimensões, de 75,9 pontos.

A pesquisa

O objetivo da pesquisa é entender as transformações do mercado turístico com o passar dos anos. O índice capta o desenvolvimento dos principais destinos do país por meio de um diagnóstico da realidade local, alcançado por meio da aplicação de um formulário. Os pesquisadores da FGV permaneceram uma semana em cada destino para realizar o levantamento.

Por Florianópolis a equipe passou no mês de julho, aplicando o formulário e realizando visitas técnicas pelos principais atrativos da cidade, sendo observadas as características físicas dos espaços e a estrutura urbana do destino.

Com a divulgação dos resultados cabe aos destinos confrontarem esses índices nacionais de competitividade com a realidade. Com as informações é possível planejar e desenvolver vantagens competitivas, norteando a elaboração de políticas públicas que eliminem os entraves do desenvolvimento sustentável da atividade turística.

(Prefeitura de Florianópolis, 10/12/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *