Entraves Ambientais: “Passou a fase da arrogância”, diz governador Raimundo Colombo
14/12/2015
Governador apresenta hoje detalhes da última etapa da restauração da Ponte Hercílio Luz
14/12/2015

De acordo com relatório da Fatma, 24 pontos estão impróprios para banho em praias de Florianópolis

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente) divulgou nesta sexta-feira (11) o relatório que apresenta as condições da água nas praias de Santa Catarina. A partir desta data, as análises são liberadas semanalmente durante a temporada. No relatório nº 1 da temporada 2015/2016 foram analisados 211 locais. Em Florianópolis, 51 pontos estão próprios para banho e 24 impróprios. No interior, 97 estão em boas condições e 39 inaptos.

“Muitos fatores podem influenciar essa mudança, de chuva a aumento de resíduos. O ideal é que o banhista procure saber o histórico daquele ponto, se esteve mais vezes próprio ou impróprio e isso pode ser feito no site da Fatma ou pelo aplicativo Natureza Interativa”, explica o Marlon Daniel da Silva, responsável técnico da Fundação.

Como é realizada a análise

Para fazer o relatório, a Fatma conta com a ajuda do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que coleta as amostras. Para dizer se um ponto é próprio ou não, é necessário comparar os resultados das análises feitas em amostras, coletadas cinco vezes consecutivas. O fator analisado é a presença da bactéria Escherichia Coli, presente em fezes de animais e humanos e que pode causar doenças, além de indicar a possibilidade de outros organismos que podem prejudicar a saúde do banhista. Quando em 80% das análises, a quantidade de bactérias ficou inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio.

Leia na íntegra em Notícias do Dia Online, 11/12/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *