Programa Denúncias de Poluição da Lagoa
30/11/2015
Plano de mobilidade para a Grande Florianópolis é apresentado em audiência pública
30/11/2015

Projeto Limpeza dos Mares recolhe lixo no canal da Barra da Lagoa

Um dia para a limpeza do canal da Barra da Lagoa e para a conscientização ambiental da população. Foi desta maneira que um grupo de 45 mergulhadores voluntários, organizados pela Acatmar (Associação Náutica Catarinense para o Brasil), deram a largada da temporada náutica de verão, neste sábado, em Florianópolis.

A ação marcou a sexta etapa do projeto Limpeza dos Mares Acatmar, que já havia recolhido 13,2 toneladas de lixo nas outras cinco oportunidades – duas vezes na Ilha do Arvoredo, uma vez na praia do Tinguá, uma na Ilha do Francês e uma na praia de Palmas, em Gov. Celso Ramos. “Decidimos fazer o canal da Barra como abertura do verão para mostrar que temos, primeiro de tudo, que conscientizar todos os que usam o mar a manter as águas limpas”, disse Leandro Ferrari, presidente da Acatmar.

Munidos de tanques de oxigênio e com o apoio de algumas embarcações, inclusive da Capitania dos Portos, os mergulhadores se espalharam pelo canal para tentar cobrir a maior área possível. “Se fosse só apineia, teríamos que subir e descer o tempo todo, mas com o tanque de oxigênio conseguimos fazer uma varredura melhor do fundo. Mesmo assim, só conseguimos tirar uma parcela do lixo que está acumulado no fundo”, explicou o gaúcho Rafael Machado, 42 anos, que veio à Capital apenas para participar da ação.

Depois de poucos minutos embaixo d’água, os mergulhadores começaram a voltar à superfície com lixo plástico, garrafas, pneus e diversos tipos de entulho. “É muito lixo, que vem de tudo quanto é lado, e que ficariam muitos anos estragando a natureza. Entre o que é recolhido, nossa maior preocupação são os restos de rede que ficam no fundo do mar, porque prendem os animais e matam a vida marinha”, afirmou Ferrari.

Com a chegada do verão e o aumento de turistas na Ilha, a equipe do projeto tenta sensibilizar a população e os visitantes para que não descartem lixo inadequadamente. “O pessoal não cuida, vemos tanto lixo deixado na beira da praia que chega a ser revoltante. Por favor, nada de lixo”, pediu Machado. “A gente podia estar realizando uma festa no mar para a abertura do verão, mas queremos primeiro conscientizar para depois fazer a festa”, completou Ferrari.

Desafios dos mergulhadores

A chuva que caiu durante a semana deixou a água do canal da Barra da Lagoa turva, fato que dificulta o trabalho dos mergulhadores. “Atrapalha muito porque tem pouca visibilidade. Além disso, a profundidade é baixa – de 2 a 3 metros -, e as embarcações ficam muito perto. É perigoso, temos que ter muito cuidado”, explicou Nahuel Piccetti, argentino que mora em Canasvieiras há pouco mais de um ano.

Leia na íntegra Notícias do Dia Online, 28/11/2015

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *