Agência mira em investimentos que desenvolvam a indústria e a economia do Estado
27/11/2015
Almanaque 10 anos da FloripAmanhã disponível para download
27/11/2015

“Turismo e gastronomia andam juntos”, diz Vinícius Lummertz

stoantoniolisboa_foto-santur-670x444.jpg

Para discutir as peculiaridades que tornam Santa Catarina um Estado diferenciado, a RICTV Record promoveu na última quinta-feira (26/11), em Florianópolis, com a presença do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e do presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinicius Lummertz, a primeira edição do Ciclo de Fóruns “Como Santa Catarina é diferente em relação ao Brasil?”

Para Lummertz, turismo e gastronomia andam juntos e Santa Catarina tem inovado neste ramo: “As pessoas viajam para comer, não para se alimentar, mas pela experiência olfativa, gustativa e cultural que a gastronomia representa como ícone. Houve uma revolução da gastronomia em Florianópolis e está havendo em Balneário Camboriú. Isso sofistica o destino e melhora a capacidade de turismo de receber uma clientela mais sofisticada e que gasta mais”.

Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia

Segundo a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, que esteve presente no Fórum, “ao falar em turismo e gastronomia hoje no Brasil é preciso citar Florianópolis, a única cidade brasileira da Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO na categoria gastronomia”. A FloripAmanhã trabalhou com diversas entidades parcerias para conquistar esta chancela internacional para Florianópolis e coordena o Grupo Gestor do Programa que busca qualificar a cadeia produtiva da gastronomia para incrementar o setor turístico-gastronômico local e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.

Lummertz considera o turismo  “a maior indústria do planeta”. Segundo ele, os Estados Unidos buscam receber 100 milhões de turistas internacionais, enquanto nós temos 6,4 milhões. “Temos que buscar 10, 20 milhões. Não podemos abrir mão do turismo”, diz. Para isso, é preciso desenvolver, por exemplo, o setor náutico, cruzeiros, parques naturais e a infraestrutura de aeroportos. “É preciso a conscientização de todos de que a era do turismo chegou” enfatiza.  Lummertz acrescenta que o turismo é uma das forças que movem o Estado, mas ainda é preciso investir mais no segmento, tanto aqui quanto no resto do país para atrair o turista internacional.

O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) defendeu durante o evento, a inclusão do turismo na agenda política e econômica do país. Em tom crítico, Alves disse que o setor é “desrespeitado” e “desvalorizado”, a começar pelo pouco volume de recursos no Ministério para promoção do turismo, uma atividade que envolve 52 segmentos da economia, emprega 3 milhões de pessoas e movimento US$ 7 bilhões por ano.

Em 2016, com apoio da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) e do Grupo RIC, oito fóruns devem ser realizados com a presença de ministros para tocar em assuntos em que SC se destaca, como a agricultura e a previdência, por exemplo. Segundo Marcello Corrêa Petrelli, presidente executivo do Grupo RIC SC, este é o propósito do Grupo: formar opinião, informar e trazer pautas positivas. “A gente sabe que precisa falar de crise, dificuldade, questão econômica. E a ideia é trazer grandes autoridades para falar que nós somos diferenciais e referenciais”, diz Petrelli.

(Leia mais no ND, 27/11/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *