Ponte
03/11/2015
Construção do novo reservatório de água do Norte da Ilha está paralisada
03/11/2015

Empresários e políticos debatem soluções para o turismo

Reuniao-Fortur-capa.jpg

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), Vinícius Lummertz, voltou a defender, nesta sexta-feira (30), em Florianópolis, mudanças nas legislações que tratam da prática e do investimento do turismo no País para que o setor se desenvolva com mais rapidez. “O turismo tem que ser visto como uma iniciativa boa. Os investimentos no turismo e no setor da energia devem ser encarados como moralmente bons. Temos que criar o balizamento do que é o bem ou o mal, para avançarmos”, afirmou Vinícius. O presidente participava de encontro entre empresários que atuam no Fortur (Fórum de Turismo da Grande Florianópolis), no ForEventos (Fórum de Eventos) da capital catarinense, políticos do Fórum Parlamentar Catarinense e o presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado Alex Manente (PPS).

O ponto central do debate foi a Medida Provisória 691, que trata da gestão da Orla e está em análise numa comissão mista da Câmara dos Deputados. Seu prazo de votação no plenário é 07 de fevereiro de 2016. Na próxima quarta-feira (04),  haverá uma nova reunião da comissão. O deputado federal Alex Manente se comprometeu a levar pedido para que a comissão de turismo seja incluída na análise da MP. A deputada federal por Santa Catarina Carmen Zanotto (PPS) se comprometeu a compartilhar a proposta para os demais membros da bancada catarinense. Também estiveram presentes representantes do deputado federal Esperidião Amin (PP) e do senador Paulo Bauer (PSDB).

O presidente da Embratur ressaltou a importância da presença do deputado Manente em Santa Catarina. “Precisamos que os mais jovens sejam menos conservadores e acreditem nas mudanças”, registrou Vinícius, em relação à pouca idade do parlamentar. O coordenador do Fortur e presidente da Abrasel/SC, Fábio Queiroz, disse que o Fórum, que representa 19 entidades, foi criado para trabalhar em favor de quatro bandeiras específicas do Turismo para a Grande Florianópolis e Santa Catarina. São elas: a ampliação do aeroporto internacional Hercílio Luz (Florianópolis), a abertura e funcionamento do Centro de Eventos de Canasvieiras (localizado no norte da Ilha de Santa Catarina), o projeto Orla e o Observatório de Turismo (com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e da Fiesc).

Na oportunidade, foi apresentado o trabalho realizado na praia de Jurerê Internacional, com o programa Nova Onda, que buscou a certificação de qualidade internacional para o balneário. Manente teve uma rápida visão das dificuldades elencadas pelos empresários do trade turístico regional. O secretário estadual de Turismo, Filipe Mello, criticou o “excesso de cuidado” que, segundo ele, “acaba abafando o empreendedorismo responsável e que garantirá o desenvolvimento de Santa Catarina”. A deputada Carmen Zanotto também classificou como “absurdo” o discurso de preservação do meio ambiente como empecilho para o crescimento do turismo”. Para a deputada, o “empreendedor responsável sabe que cuidar do meio ambiente é o básico para se manter um turismo de qualidade”.

Alex Manente afirmou acreditar que este momento atual de “crise institucional” pela qual o país passa é ideal para que o debate na Câmara dos Deputados possa ser mais “inovador”. “A crise permite que novas propostas possam ser apresentadas e possam avançar e serem aprovadas em favor de uma mudança. O turismo não pode mais ser visto no Brasil como uma atividade secundária”, completou.

Clique aqui e conheça os detalhes da MP 691.

Fortur

O Fortur – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis foi criado em janeiro de 2014 com o objetivo de criar sinergia entre as entidades relacionadas com o turismo em Florianópolis, o poder público e a sociedade a fim de projetar ações de curto, médio e longo prazo para a construção de um novo cenário turístico bom para moradores, profissionais do setor e turistas. Atualmente é composto por 19 entidades.

ForEventos

O ForEventos é um grupo de discussão e articulação estratégica, de caráter permanente e transversal, que tem por finalidade o reconhecimento e o fortalecimento econômico, social e político da cadeia de valor do Setor de Eventos junto aos mercados, à sociedade civil e às esferas governamentais. Foi criado em julho de 2011 para discutir assuntos de interesse comum do mercado de eventos e, com a integração das entidades da área, conseguir um desenvolvimento mais organizado do mercado. Atualmente, é composto por  19 associações de representatividade nacional.

(Embratur, 30/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *