10 anos de FloripAmanhã
17/11/2015
Oficinas de mobilidade têm a terceira semana
18/11/2015

Continente desativa ponto de descarte ilegal de lixo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria do Continente, realizou nesta terça-feira (17) a limpeza e a desativação de um ponto de descarte de lixo que havia no terreno público localizado na rua Aracy Vaz Callado, bairro Coloninha. O terreno agora será utilizado como depósito de material usado pela Prefeitura, como areia, lajotas, brita e tubos, entre outros.

No local, havia uma caixa coletora da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), onde era permitido que moradores da região descartassem os chamados “resíduos pesados”, como entulhos, mobílias, podas de árvores e rejeito de construções, entre outros.

O espaço funcionou por aproximadamente dez anos e sempre contou com a supervisão de um funcionário da Comcap. Há algum tempo, porém, começou a prática de descarte de lixo doméstico no local, causando a proliferação de ratos, mosquitos entre outros animais nocivos.

De acordo com o secretário do Continente, Deglaber Goulart, a medida foi tomada como forma preventiva até mesmo de queimadas no local, já que muitos moradores de rua frequentavam o espaço para consumir drogas.

“A Prefeitura está fazendo a sua parte na limpeza dos terrenos públicos. Somente neste semestre, a Secretaria do Continente realizou a limpeza de quase todos os terrenos públicos na região. Pedimos a colaboração e a conscientização da comunidade para que descartem o lixo em locais apropriados”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, já existem dois novos locais onde a população poderá descartar o lixo de forma adequada. Um deles fica no Posto de Entrega Voluntária (PEV) no terminal de ônibus desativado de Capoeiras, (rua Professor Egidio Ferreira, 1.770), sendo que a entrega poderá ser feita todos os dias, das 7 às 19 horas. O segundo PEV está localizado na rua Joaquim Nabuco, na comunidade Chico Mendes (Monte Cristo): neste, a entrega será de segunda a sexta, das 7h às 19 horas, e aos sábados das 7 às 16 horas.

Até que haja total divulgação dos novos endereços de descarte, a Comcap fará a distribuição de panfletos no local, informando aos moradores dos novos pontos. Posteriormente, será murado o acesso ao terreno, impedindo desta forma a entrada de veículos, carroças e moradores que fazem uso de outros meios para descartar o lixo.

É importante salientar que a Lei Municipal nº 1224, de setembro de 1974, institui o código de postura municipal e prevê multas de até três salários mínimos para quem descartar lixo em terrenos públicos.

(Prefeitura de Florianópolis, 17/11/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *