O que é uma infração ambiental
05/11/2015
TCE aplica multa por irregularidades em contratos da Alesc e da reforma da Hercílio Luz
05/11/2015

Comunidades discutem Plano de Mobilidade

O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF) deu início nesta terça-feira (3), as Oficinas Comunitárias de Mobilidade que tem como objetivo planejar em conjunto com os moradores da Capital, a criação do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), que  por sua vez visa reduzir custos, aumentar a eficiência e melhorar as condições de vida da população através de uma cidade mais sustentável.

O primeiro encontro aconteceu no auditório do Hotel Jurerê Beach Village e contou coma presença de moradores dos bairros da Daniela, Jurerê e Praia do Forte, representantes de associações, ONGs e colaboradores que puderam traçar algumas políticas de melhorias na infraestrutura urbana e na utilização do espaço viário da cidade e de suas regiões.

O diretor técnico do IPUF, Célio Sztoltz, juntamente com a arquiteta Sheila Comiran, apresentaram algumas informações sobre o que é um plano de mobilidade, qual o diagnóstico da situação atual e que tipo de atividades devem ser realizadas para colaborar na elaboração do PlanMob.

Alguns dos tópicos discutidos foram o ‘sistema viário, pedestres e ciclistas, participação social em espaços públicos e os diferentes modos de transportes. O sargento Kniss, do 21º Batalhão da PMSC, que atende à região Norte da Ilha, participou foi um dos participantes dos grupos de trabalho. “Por enfrentarmos dificuldades e reclamações no dia a dia, essas atividades participativas são muito importantes. Nós também temos nossas próprias questões e aqui está uma oportunidade de discutirmos com a sociedade civil, destacou.”

O ativista das bicicletas, Fabiano Faga, defendeu a implantação de “Vias Parque”, um conceito relativamente recente que inclui ampla arborização, mobiliário urbano, lúdico e cultural, ao longo de vias. Segundo Fabiano, os benefícios são muitos, tais como: conforto térmico, segregação viária, disciplinamento do trânsito, proteção da chuva e proteção do efeito de enchentes, segurança intermodal e absorção de CO2, entre outros..

O próximo encontro acontece nesta quarta-feira (4), a partir das 18h30, no Sapiens Parque – Av. Luiz Boiteux Piazza, 1302 – Cachoeira do Bom Jesus e irá discutir a mobilidade urbana dos bairros Canasvieiras, Cachoeira de Bom Jesus, Ponta das Canas, Vargem Grande, Lagoinha, Praia Brava e Vargem do Bom Jesus.

As demais datas com seus respectivos bairros já foram definidas conforme (cronograma em anexo). A confirmação dos locais será feita com antecedência nas páginas do IPUF na internet:

(www.pmf.sc.gov.br/entidades/ipuf/)

(www.facebook.com/ipuf.florianopolis)

(www.facebook.com/planmobflorianopolis)

(Prefeitura de Florianópolis, 04/11/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *