ACIF Regional Sul promove palestra Terrenos de Marinha
13/10/2015
A ponte Ponte Hercílio Luz…
13/10/2015

Ponte Hercílio Luz: restaura ou derruba?

(Por Moacir Pereira, ClicRBS, 13/10/2015)

O secretário do Planejamento, Murilo Flores, confirmou à CBN Diário que serão necessários investimentos de mais 300 milhões de reais para a conclusão da restauração da Ponte Hercilio Luz. Somados aos 180 milhões de reais já empregados nestes 33 anos de interdição, o poder público terá aplicado ao final cerca de 500 milhões de reais.

Esta soma milionária, acrescida das informações que se propagam com velocidade nas redes sociais de que parte do que foi gasto alimentou o caixa 2 de partidos, candidatos e campanhas politicas, vem gerando uma ampla reflexão na população sobre o que fazer com a Ponte Hercilio Luz.

Anos atrás, o engenheiro Anibal Borin, já advertia que o aço empregado na Ponte Hercilio Luz – o melhor da época – tem excesso de carbono. É fácil de trincar e, com pequena rachadura, rompe-se. Naquela época, chegava a sugerir o desmonte da Ponte Hercilio Luz e a construção de uma nova, com aço moderno e mais resistente para 100 anos, mantido o perfil do ícone principal do Estado.

Idêntico parecer tem a assinatura do engenheiro Berend Snoeijer, professor de Engenharia Mecânica do Centro Tecnológico da Ufsc, que subiu na torre da Ponte em 1982 e periciou o olhal trincado, causa da interdição determinada pelo IPT de São Paulo. Ele é especialista em resistência de materiais e realizou minuciosos exames de laboratório.

A American Bridge desistiu da recuperação. Que outra empresa detentor de alta tecnologia em ponte pênsil assumirá o risco de recuperar a ponte? E que garantias terão os catarinenses de, investindo mais de 300 milhões de reais, de que a restauração garantirá mais 50 anos de uso?

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *