Agenda de 05 a 11 de outubro de 2015
02/10/2015
SESP regulamenta venda de alimentos nas ruas
05/10/2015

Novos ônibus entram em operação na próxima segunda (05)

Na próxima segunda-feira (05), 25 novos ônibus entram em circulação no transporte coletivo de Florianópolis. Os veículos adquiridos pelo Consórcio Fênix são de última geração e possuem identificação eletrônica dos itinerários – inclusive na lateral – renovadores de ar, bancos estofados, mecânica baseada na norma Euro 5 e suspensão a ar, que confere maior conforto aos passageiros. Dos carros, 17 estão equipados com a última geração de carrocerias oferecidas pelo mercado, com melhor iluminação interna e aprimoramento do isolamento acústico e térmico.

Segundo Rodolfo Guidi, coordenador-técnico do Consórcio Fênix, as compras foram programadas com base na idade da frota, que deve respeitar o limite médio de seis anos. Mas, apesar de ser uma obrigatoriedade determinada pelo contrato de operação, as unidades irão melhorar a qualidade dos serviços e, consequentemente, aprimorar a experiência dos clientes nos horários atendidos. “Com a renovação iremos adequar não somente a idade, mas as características da frota, garantindo o mesmo nível de serviço em todas as regiões da cidade”, comenta Guidi.

Acessibilidade e redução de poluentes

Os veículos adquiridos também estão equipados com plataforma elevatória, já que a acessibilidade é o foco, tanto da Prefeitura quanto do Consórcio Fênix. “Com estas unidades damos um salto importante na capilarização de horários oferecidos aos cadeirantes”, reforça o coordenador-técnico. “Atualmente 263 ônibus possuem elevador, totalizando 51% da frota operante. Com as novas unidades, a porcentagem sobre para 56%”, explica.

Guidi também destaca um item que passa despercebido, mas de extrema importância: a redução de emissão de poluentes. Como os veículos substituídos são de gerações abaixo do Euro 3 e os novos já são Euro 5, a redução de poluentes será no mínimo cinco vezes menor. “Em termos ambientais, é como se o Consórcio estivesse removendo 125 unidades das ruas e alocando 25. Considerando as renovações feitas desde o início das operações do Consórcio Fênix, toneladas de emissões já foram evitadas, colaborando para a qualidade de vida da cidade de Florianópolis”, encerra Guidi.

 

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *