Atendimento ao turista utiliza a interatividade
22/10/2015
Dia do Lixo Zero: evento em Florianópolis terá coleta, bazar de artesanato e atividades
23/10/2015

Lançado Plano Municipal de Mobilidade Urbana

“Estamos em busca de uma solução prática e realista para que possamos aplicar e melhorar o cotidiano dos cidadãos”, disse o superintendente do Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), Acácio Garibaldi S. Thiago Filho, sobre os trabalhos de complementação e detalhamento do Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis, lançados na manhã desta quinta-feira (22) na Capital.

Para a complementação e o detalhamento, serão realizadas, a partir de 3 de novembro, 15 oficinas setoriais, em todas as regiões da cidade, para discutir o Plano. Além deste espaço, a comunidade poderá encaminhar diretamente ao IPUF suas sugestões e dúvidas sobre o assunto. Durante a apresentação desta quinta, aprofundou-se a discussão com a sociedade e com profissionais de diversas áreas relacionadas ao tema, com o fim de elaborar propostas, metas e prioridades para a melhoria da mobilidade urbana.

A cidade procura desenvolver um plano de mobilidade que integre seus habitantes com alternativas de transporte além do automóvel. Para isso, é primordial que todos os setores da sociedade estejam engajados. Por isso, estudos e pesquisas elaborados pelo Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (PLAMUS) estão sendo colocados em prática em conjunto com o Plano de Ação Florianópolis Sustentável.

Além do superintendente do IPUF, que coordenou os trabalhos, participaram da apresentação do Plano os secretários municipais de Obras, Rafael Hahne, e de Mobilidade Urbana, Vinicius Coferri. Também estiveram presentes o superintendente de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Cássio Taniguchi, o diretor da WRI Brasil, Luiz Antônio Lindau.

Na visão de Acácio Garibaldi, um bom plano de Mobilidade Urbana deve ser factível e se basear em diretrizes realistas, que tenham por objetivo melhorar a vida da população nesta área. Ele destacou que a equipe técnica do órgão de planejamento urbano vem desde 2013 discutindo esta questão. Já o secretário de Obras lembrou que foi criado um grupo de trabalho, ligado diretamente ao gabinete do prefeito Cesar Souza Junior, para tratar do tema. “Esta é uma discussão que não pode ter fim, ela deve estar permanentemente sendo atualizada”, afirmou Rafael Hahne.

Para ele, o que deve ser levado em conta é o deslocamento de uma pessoa de sua casa até onde deseje chegar e seu retorno. No caso do uso de transporte urbano, que deverá ser incentivado pelo novo PMU, isto envolve o acesso a terminais de integração ou a locais de embarque. Além disso, lembra, deverá ser estimulado o uso de outros modais, como a bicicleta.

(Prefeitura de Florianópolis, 22/10/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *