De frente
09/09/2015
Encontro vai discutir obra ilegal em área do Rio Córrego Grande
10/09/2015

Uma solução humana para a ponte

07-09-2015-11-05-55-ponto-final-8-9-15-foto-1.jpg

(Por Carlos Damião, Notícias do Dia Online, 08/09/2015)

Encontrei essa imagem da Ponte Hercílio Luz no perfil “Fotos antigas da Grande Florianópolis”, no Facebook.

O autor não está identificado, mas a intenção dele, ao registrar mãe e filha na passarela da ponte, foi destacar a poesia de um dia de inverno, em que a presença humana era mais importante do que a dos automóveis. No sábado, durante o sarau literário que reuniu uma grande turma no lançamento dos livros mais recentes do artista Alexandre Beck (Armandinho), conversei bastante com o biólogo Daniel Costa, conhecido cicloativista da cidade.

No foco de nosso diálogo, a questão da “ponte humana”, depois de recuperada, que privilegie a passagem de pedestres e ciclistas, desestimulando o uso de veículos motorizados. Quando vi a imagem que reproduzo aqui hoje logo me lembrei desse nosso papo. De como é importante desvincular a Ponte Hercílio Luz do “conceito automobilístico”, tornando-a, futuramente, um imenso bulevar, um lugar de encontros, como ocorre com o Mercado Público – cujo vão central, no passado, era apenas uma rua para passagem de veículos.

É verdade que essa é uma das soluções imaginadas pelo governo, ou seja, tornar a ponte mais leve para o uso humano, não motorizado. E precisamos pensar seriamente em cobrar a adoção dessa alternativa. Quanta gente não deixaria o carro em casa e passaria a ponte a pé ou de bicicleta, como fiz muitas vezes na adolescência, da mesma forma que tantos outros florianopolitanos?

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *