Grupo busca referências em marinas consolidadas
24/09/2015
Ocupação irregular
24/09/2015

Temporada de verão. Previsão é de obras concluídas na Barra da Lagoa e na Lagoa da Conceição

Quem vai para as praias do Leste da Ilha durante o verão encontra um pouco mais de estrutura do que as do Norte e Sul, como mostrou o Notícias do Dia nas primeiras duas reportagens sobre os preparativos para a temporada. Em balneários movimentados, como praia Mole e Joaquina, por exemplo, há chuveiros públicos e em bares. Enquanto que o Norte e o Sul da Ilha passam por grandes obras de mobilidade, no Leste há duas obras que não devem prejudicar o trânsito na alta temporada, e podem ser concluídas até o fim do ano.

Prevista para estar pronta no primeiro semestre de 2014, a obra da ciclovia da rua Osni Ortiga, na Lagoa da Conceição, parou novamente – é a terceira vez desde o início dos trabalhos, em junho de 2013. Por falta de repasse por parte da prefeitura, a empreiteira Pavicon paralisou as obras na semana passada e não serão concluídas este mês, última data anunciada.

O chef Felipe Correia Laba, 24 anos, passa pela Osni Ortiga diariamente de bicicleta, mas prefere transitar pela rodovia, próximo aos carros, no trecho ainda não finalizado da ciclovia, por medo do piso irregular. “Quando finalmente terminarem as obras ficará bom. Mas também falta continuidade da ciclovia”, diz, ao reclamar do trecho que vai do fim da ciclovia até a avenida das Rendeiras, em que ciclistas e pedestres têm que passar por uma estreita calçada.

Segundo Pablo Zimer, engenheiro da Pavicon, 90% da obra está concluída, faltando apenas parte da pavimentação e o paisagismo. Zimer diz que não há previsão de retomada dos trabalhos.

O secretário de Obras da Capital, Rafael Hahne, afirma que a empreiteira deverá finalizar as calçadas até a alta temporada. “Estará tudo pronto para o verão”, garante.

Por outro lado, a revitalização dos 2,3 quilômetros da avenida das Rendeiras não tem previsão para sair do papel. Em 26 de maio do ano passado, a prefeitura anunciou a abertura da licitação para a revitalização, que previa calçadas compartilhadas, deques e troca de pavimento, mas foi criticada por parte da população por não prever ciclovias.

Na Barra da Lagoa, outra obra deve ser concluída antes do fim do ano. A nova ponte da Barra da Lagoa, na SC-406, custou R$ 2,9 milhões e deve ficar pronta até dezembro, segundo Adalberto Souza, gerente de obras do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura). A nova ponte terá 50 metros de extensão e seis metros de altura sobre o nível médio de água, o que permitirá a passagem de barcos pesqueiros e embarcações turísticas.

Mais chuveiros no Leste

Diferente das praias do Norte e Sul da Ilha, que não têm chuveiros em funcionamento e quase só têm banheiros em bares, nos balneários do Leste a condição é um pouco melhor, ainda que, na avaliação dos banhistas, é necessário mais investimento. Na Joaquina, há 14 chuveiros públicos instalados e frequentemente usados por quem sai do mar, além de banheiro ao custo de R$ 2.

( Notícias do Dia Online, 23/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *