MPF processa município de Palhoça e Fatma por ocupações em áreas de preservação
22/09/2015
Prefeitura notifica Correios por interrupção de serviços em Florianópolis
22/09/2015

Temporada de verão. Os desafios para solucionar problemas do Norte da Ilha, em Florianópolis

O Notícias do Dia deu início nesta segunda-feira (21) a uma série de três reportagens sobre obras de infraestrutura que têm como objetivo melhorar a qualidade de vida de moradores e turistas durante a temporada de verão em Florianópolis. A série trata o tema por regiões. A primeira reportagem abrange as obras no Norte da Ilha. A segunda no Sul e a terceira no Leste. No Norte, além da falta d’água e das quedas de energia, problemas crônicos entre dezembro e fevereiro, duas grandes obras em rodovias estaduais vão exigir ainda mais paciência de quem trafegar pela região durante a temporada.

No fim de 2013 e início de 2014, o Norte da Ilha ficou sem fornecimento de água e interrupções de luz durante uma semana. O problema afetou moradores, prejudicou comércios e afastou milhares turistas da Ilha. Na temporada passada, com aumento de 30% da captação de água feito pela Casan, a cidade não registrou grandes problemas.

Mas o medo que a falta de água volte a ocorrer, permanece. “Brigamos com as autoridades e, às vezes, parece tudo em vão. Quando o turista chega, nem sempre liga muito para a estrutura, pois a praia está ali, é bonita, mas vão embora e quem vive no dia a dia é que enfrenta os problemas. Com relação à falta de água, ainda há insegurança. Muita gente reforçou seus sistemas em casa ou nos comércios, mas ainda há receio”, disse o presidente da Amocam (Associação dos Moradores de Canasvieiras), Sebastião dos Santos, que reclama também do excesso de poluição, da falta de chuveiros e dos banheiros químicos “improvisados”.

Para este ano, Celesc e Casan têm se reunido para trabalharem em conjunto a fim de evitar os problemas no verão. Com perspectiva de aumento de 20% de turistas em relação à temporada passada, a demanda de consumo triplica, principalmente no período de 20 de dezembro a 5 de janeiro.

Segundo a Casan, será construído um novo reservatório no bairro Ingleses. Também será ampliado em 50% o fornecimento de água tratada na Grande Florianópolis. Outras ações previstas são as aberturas de novos poços, a contratação de caminhões-pipa para emergências e a locação de 24 geradores para casos de queda de energia.

Melhorias de água e esgoto

Na (Estação de Tratamento de Água) do Morro dos Quadros, em Palhoça, a Casan prevê terminar até 15 de dezembro as obras do flocodecantador do Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis, que estão 85% concluídas.

Com a conclusão das obras, orçadas em R$ 18 milhões, será possível aumentar a captação e distribuição de água em 50% para os 750 mil moradores de Florianópolis, Biguaçu, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.

Leia na íntegra em  Notícias do Dia Online, 21/09/2015.

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *