Funcionários da Celesc entram em greve nesta segunda-feira
21/09/2015
Lei que garante arquitetura acessível à baixa renda é debatida em SC
21/09/2015

Concurso Gastronômico Fenaostra Creative City premia vencedores

IMG_6345-670x446.jpg

O Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, realizado pelo Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia, teve a premiação dos vencedores das categorias profissional e acadêmico entregues neste domingo, durante o último dia da Fenaostra (20/09). A organizaçaõ do Concurso teve a participação da FloripAmanhã, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e demais entidades do Grupo Gestor do Programa. As duas etapas do concurso foram realizadas nos dias 17 e 18 de setembro, na Unisul e Estácio, respectivamente. O objetivo da competição entre os estudantes e os profissionais da área gastronômica foi o de estimular novas formas de preparo, tendo a ostra como o seu principal ingrediente.

A secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker esteve presente na entrega dos prêmios e destacou o sucesso não só do Concurso, mas de toda a Fenaostra, que contribuiu para divulgar o título de Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia.  “As pessoas estão conhecendo e absorvendo o conceito de Cidade da Gastronomia. E é muito interessante ver como a gastronomia está unindo as pessoas, trazendo a população para uma nova ideia de uso do patrimônio público, como no caso do Mercado”, analisou Zena Becker.

Leonardo Cabral Costa, dono do Freguesia Oyster Bar e Restaurante, vencedor da categoria profissional, estava emocionado: “É importante neste momento da Fenaostra ser contemplado por mais uma etapa do nosso trabalho, muito satisfatório. Nós concorremos com uma entrada de ceviche de ostras, tendo como prato principal uma cama de abobrinha com ostras ao alho e óleo e legumes grelhados. Esta receita fizemos especificamente para o concurso”, informou.

Equipe do IFSC, vencedora acadêmica, com Angel Achiaga (de preto)

Os troféus e certificados entregues no momento da premiação tiveram seu design elaborado pelo Laboratório de Inovação Cultural do Ceart/Udesc, com produção do Sesc. Já a Estácio e a Unisul recepcionaram os concorrentes e disponibilizaram a estrutura para a realização do concurso. Além dos troféus,  os primeiros colocados ganharam bilhete aéreo, hospedagem e alimentação durante o “IV Foro Hondarribia de los Patrimonios y Gastronomia”, evento que terão a oportunidade de participar, em março de 2016, em Hondarribia, no País Basco (Espanha).

Para o jurado do Concurso, Ángel Morua Achiaga, de Hondarríbia, “os pratos vencedores apresentam muita qualidade, podem aparecer em qualquer menu”. O  convidado internacional representa uma cidade candidata ao título de Cidade da Gastronomia e veio à Fenaostra para a troca de experiências com Florianópolis. “Aprendi muito nos últimos dias, tudo foi um grande descobrimento. Sobre as ostras, por exemplo, só costumamos comer cruas, em datas especiais”, afirma. Achiaga também destacou a iniciativa do Concurso, que pode inspirar ação semelhante no Festival de Hondarribia.

Também participaram como jurados João Lombardo, da Pão Italiano, Sônia Jendiroba, do Espaço Pergolê, Fábio Coelho, do Bistrô da Câmpora, Jaime Barcelos, do Ostradamus, Fábio Queiroz, da Abrasel-SC, Arnaldo Toro, do Senac, Elizabeth Diamantoupoulos, da Estácio, Tyelle Wiggers, da Unisul, e Silvana Graudenz Muller, do IFSC.

Após a premiação, Achiaga ofereceu uma degustação do vinho Txakoli, típico de Hondarribia, produzido com uma uva autóctone da região (Hondarribi zuri), branco, com um pouco de gás natural do processo de fermentação. “O Txakoli possui toques cítricos, frescor, leve, acompanha bem frituras do mar e harmoniza com nossa gastronomia”, comentou João Lombardo.

“Foi prazeroso ter participado deste evento, em que estamos presentes desde a primeira edição. É importante mantermos esta questão cultural. Não importam somente as posições de primeiro, segundo, terceiro, mas enriquecer ainda mais a gastronomia de Florianópolis e despertar o interesse de outros profissionais, disponibilizando novos pratos com os produtos da nossa região, como a ostra”, destacou um dos coordenadores do Concurso, o professor Guilherme Buchmann, da Unisul.

Premiação categoria Acadêmico:

Primeiro lugar: ALEXSANDRA SANTOS ALVES MACHADO

Instituição: INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA – IFSC – CONTINENTE

Seu auxiliar: NEWTON KRAMER DOS SANTOS NETO

Seu professor orientador: GUSTAVO ADOLFO MARESCH

Nome do Prato: FRUTOS DA TERRA

Segundo lugar: CAIO MORENO PIMENTEL ESPÍNDOLA

Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DE SANTA CATARINA – SENAC

Seu auxiliar: DAVI FELIPE ROSS CAVALCANTE

Seu professor orientador: ARNALDO DA CONCEIÇÃO TORO

Nome do Prato: OSTRAS CROCANTES COM MAIONESE DE ABACATE, DADINHOS DE MELANCIA E SALADA BABY LEAF

Terceiro Lugar: JOÃO VINÍCIUS RUY DE OLIVEIRA

Instituição: FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS

Seu auxiliar: JOÃO CARLOS CORREA

Seu professor orientador: VILMAR TURNES

Nome do Prato: OSTRAS CONFITADAS EM LEITO DE TUBÉRCULOS E CHOCOLATE 

Categoria Profissional:

Primeiro Lugar: SERGIO ANDRES GALVIS OLAYA

Restaurante: FREGUESIA OYSTER BAR E RESTAURANTE
Seu auxiliar: DRIELE JAROSESKI
Nome do Prato: VOLCAM DE OSTRAS COM LEGUMES GRELHADOS

Segundo lugar:  CLAUDETE MARIA FISCHER

Restaurante: CANTINA DA FREGUESIA
Seu auxiliar: CRISTIANE ALVES FRIGO
Nome do Prato: TALHARIM AO MOLHO DE LIMÃO E OSTRAS

Terceiro Lugar: 

MARCOS VINICIUS RANGEL DOS PASSOS
Restaurante: CASA MÃE JOANA
Seu auxiliar: EDUARDO BATISTA DOS SANTOS
Nome do Prato: ESCONDIDINHO DE OSTRAS COM ALGAS

(Com informações da Prefeitura de Florianópolis, 20/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *