Mercado Público de Florianópolis recebe prêmio Top Turismo ADVB 2015
02/09/2015
Pescadores do João Paulo veem projeto de trapiche
03/09/2015

Ponte Hercílio Luz deve receber proposta de 2ª empresa, diz Colombo

Em entrevista à RBS TV em Blumenau, no Vale do Itajaí, nesta terça-feira (1º) o governador Raimundo Colombo afirmou que a empresa Empa, do grupo portuguêsTeixeira Duarte, também deve apresentar uma proposta para a restauração da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A companhia realiza atualmente as obras de sustentação da estrutura, chamada ponte segura.

Até então, o governo do estado afirmava que apenas a empresa norte-americana American Bridge, a mesma que realizou a construção da Ponte Hercílio Luz, entre 1922 e 1926, estava cotada para realizar a reforma maior. Depois de três vistorias no local, a American Bridge deveria apresentar até segunda-feira (31) a proposta formal de reforma. Até esta terça, ela não havia sido entregue, segundo governo.

O governador afirmou que, além da  proposta oficial da American Brigde, “devemos ter uma proposta apresentada pela empresa portuguesa”. “Agora a gente está esperando que essas propostas cheguem para assim apresentar as propostas para sociedade e para os órgãos de controle e fiscalização”, disse Colombo.

Por R$ 10.357.290,64, a empresa Empa fechou contrato emergencial para realização das obras de sustentação das estruturas da Ponte Hercílio Luz. O negócio foi firmado com o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e publicado em 19 de fevereiro deste ano.

A ordem de serviço foi assinada em 7 de abril. O prazo para conclusão da obra emergencial é de 180 dias a partir da assinatura da ordem de serviço, ou seja, em outubro. A nova etapa de reforma total da ponte deveria começar após o término da ponte segura.

A comunicação do governo do estado não esclareceu sobre prazos de entrega da proposta da Empa para a realização da reforma total da ponte ou formato de contratação de serviço. Também não foi esclarecido sobre a extensão de prazo para a entrega da proposta da American Bridge.

O governo do estado afirmou que já tem R$ 130 milhões do BNDES para garantir para restauração da ponte.

Desistências

A retomada das obras da Empa acontece após uma série de percalços, iniciada com a rescisão do contrato com a construtora Espaço Aberto, em agosto de 2014.

Em novembro, outra empresa, a TDB Produtos e Serviços, desistiu de assinar contrato com o estado para atuar na restauração da ponte. Em janeiro deste ano, foi a vez da Construtora Roca abrir mão de assinar o contrato.

Restauração

No dia 9 de abril, o governador Raimundo Colombo anunciou a etapa final de negociações com a empresa. O vice-presidente da American Bridge, Michael Cegelis, já havia visitado a ponte no dia 8 de abril. Houve outra inspeção no dia 13 de maio. A terceira foi feita em 18 de junho.

(G1 Santa Catarina, 01/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *