Ponte Hercílio Luz deve receber proposta de 2ª empresa, diz Colombo
02/09/2015
Plano Estadual Socioeducativo fica em consulta pública até o dia 10
03/09/2015

Pescadores do João Paulo veem projeto de trapiche

O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Obras, Rafael Hahne, apresentaram na manhã desta quarta-feira (2) aos pescadores do bairro João Paulo, região do Saco Grande, o esboço de um projeto executivo para a construção de um trapiche na pequena baía, reivindicação que vem sendo feita há dez anos. Na fase atual, está sendo realizado o estudo ambiental da área, a análise socioeconômica, da fauna, flora, água e outras características do ambiente, dos impactos positivos e negativos e as propostas de medidas de controle e minimização dos impactos ambientais.

O conceito apresentado foi o de um píer em concreto de 250 metros de comprimento, em forma de T, protegido de ressacas cíclicas, um sistema de “fence” atenuando as ondas sem impactar o leito do mar (longarinas verticais), pontões flutuantes para os barcos de pesca e lado direito para expansão de vagas e barcos de passagem. O trapiche prevê um orçamento de aproximadamente R$ 3 milhões, com recursos próprios do Município.

“Eu não poderia deixar de realizar essa obra, ela vem para mudar a vida da comunidade”, disse o prefeito aos pescadores e moradores que se reuniram na sede da Associação dos Pescadores do Bairro João Paulo para conhecer o projeto. “Essa obra será um marco na história da pesca artesanal do Brasil”, garantiu o secretário Hahne.

Embora entusiasmado com o projeto, o presidente da Associação, Silvani Ferreira, mostrou-se preocupado com o eventual uso indiscriminado do trapiche por embarcações alheias aos pescadores, mas foi informado de que o controle estará a cargo da Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura. Num levantamento inicial, os pescadores do João Paulo contam com 60 embarcações, mas as assistentes sociais da Secretaria de Obras devem fazer um cadastro mais detalhado, inclusive para dimensionar com precisão o espaço para as vagas no trapiche.

(Prefeitura de Florianópolis, 02/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *