Floripa Cidade da Gastronomia representada em evento gastronômico no Líbano
01/09/2015
MIDI Tecnológico encerra inscrições para incubação com número recorde de propostas submetidas
02/09/2015

FloripAmanhã apresenta Florianópolis Cidade UNESCO da Gastronomia na Colômbia

popayan-foto-unesco-670x393.jpg

A presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, está em viagem para a Colômbia onde vai representar a Associação e o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia no 13º Congresso Gastronômico de Popayan, entre os dias 3 e 6 de setembro. Assim como Florianópolis, a cidade colombiana também integra a Rede Mundial de Cidades Criativas da UNESCO.

“Vamos realizar um intercâmbio de informações e experiências com Popayan e outras cidades”, conta Anita. “Estamos iniciando o Programa em Florianópolis, e Popayan é um das pioneiras na rede, então deve nos ajudar a identificar o que podemos fazer, como fazer. E vamos mostrar em plenária para toda a Rede o que já estamos fazendo, através do Laboratório de Inovação Cultural, em parceria com o CEART/UDESC, e outras ações do Programa”, acrescenta a presidente da FloripAmanhã, entidade que coordena o Grupo Gestor do Programa.

O evento na cidade colombiana é um festival gastronômico, similar ao que Florianópolis tem o compromisso de realizar em 2016. “Vamos ver como fazer e convidar as outras cidades para vir à Florianópolis”, afirma Anita.

O intercâmbio entre as cidades é uma das premissas da Rede Mundial da Unesco. Como passou a integrar a Rede em dezembro de 2014, Florianópolis está recebendo convites das outras municipalidades para conhecer o que já é feito em diferentes partes do mundo para desenvolver a cadeia gastronômica local, com valorização da cultura e respeito ao meio ambiente.

Este ano a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), de 16 a 20 de setembro, vai receber representantes de Hondarribia (Espanha), cidade que está se candidatando para entrar na Rede. Além de apresentar sua candidatura, um chef vai realizar uma aula show no dia 20/09 sobre a preparação de “pintxos”, prato típico local.

O Programa Florianópolis Cidade da Gastronomia também está promovendo o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City” para estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal.

Além de Florianópolis, Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

Floripa representada em evento gastronômico no Líbano

Ivanir Salete Bazzei (de azul), ao lado de Marília Hafermann representaram Florianópolis na cidade de Zahlé.

Entre os dias 27 e 30 de agosto, o Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia enviou participantes para outro evento internacional, em Zahlé, no Líbano, onde foi realizado o Festival Gastronômico, do Vinho e das Flores. Estiveram presentes a representante da Fecomércio/SC, Marília Hafermann e a diretora da Faculdade Senac Florianópolis, Ivanir Salete Bazzei.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL, Estácio/ASSESC, Floripa Convention, IFSC, SEBRAE, SETUR/Prefeitura Municipal de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), SESC/SENAC-SC, UDESC e UNISUL.

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

 

Confira o vídeo promocional do 13º Congresso Gastronômico de Popayan

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *