Agenda de 14 de setembro a 20 de setembro de 2015
11/09/2015
Rio Tavares: pista auxiliar será aberta em breve
14/09/2015

Com doações, coleta de vidro cobrirá toda a cidade

Florianópolis foi a primeira capital do Sul do Brasil a implantar pontos de entrega voluntária (PEVs) exclusivos para vidro. A Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) começou a instalar os PEVs de Vidro em dezembro de 2014 pelos bairros do Continente. Com bons resultados e adesão da população, que tem entregado em média cinco toneladas de embalagens de vidro por mês nos dez pontos, o sistema está em expansão para toda a cidade.

O projeto da Comcap é ampliar para 160 os pontos de entrega voluntária de vidro. Para isso, será criado por meio de decreto municipal o Programa de Doação de Equipamentos permitindo que empresas privadas ou públicas, entidades associativas e cooperativas comprem e instalem contentores em áreas públicas identificadas pela Comcap. Em contrapartida, terão acesso a espaços publicitários nesses equipamentos pelo período de cinco anos, informa o gerente do Departamento Técnico, Paulo Pinho.

O potencial de vidros na coleta em Florianópolis é de 3,7 mil toneladas por ano. Se esse material for separado pelo cidadão, o município poderá economizar em torno de R$ 430 mil com aterramento de vidro e gerar R$ 220 mil em receitas com a triagem e comercialização desse material que é 100% reciclável.

Separa o vidro, facilita muito a coleta

De acordo com a gerente da Divisão de Coleta Seletiva da Comcap, Maria Cristina de Oliveira Monteiro, as pessoas contribuem muito ao levar as embalagens de vidro até os pontos de entrega. “Separar o vidro, colocando-o nos contentores exclusivos, evita acidentes com os garis e facilita a coleta”, aponta. Nos bairros onde ainda não há PEVs de Vidro, observa, as embalagens de vidro devem ser entregues à coleta seletiva da Comcap separados dos demais recicláveis secos em caixas. Se preferir acondicionar em sacos plásticos não devem ficar muito cheios, para evitar o risco de rasgar e quebrar as garrafas.

Florianópolis também conta com a Lei Municipal Nº 8657/2011 que obriga os estabelecimentos comerciais que realizam venda de bebidas engarrafadas em embalagens de vidro não retornáveis a disponibilizar recipientes para reciclagem desses materiais, de modo que os consumidores possam devolver as garrafas onde compraram a bebida.

(Prefeitura de Florianópolis, 11/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *