Prefeito anuncia novas medidas contra a crise
25/09/2015
Terrenos de marinha: uma sugestão
25/09/2015

Casan se manifesta sobre relatório do Ministério Público sobre qualidade da água e dos serviços

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se manifestou nesta quarta-feira, 23, sobre o relatório do Ministério Público estadual e da Vigilância Sanitária sobre a qualidade dos serviços e da água oferecida pela empresa.

Confira abaixo a íntegra do comunicado:

“Diante das notícias veiculadas a partir de relatório distribuído à imprensa pelo Ministério Público de SC e pela Vigilância Sanitária, a Casan reitera à população que a água distribuída pela Companhia obedece a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde.

“Os técnicos da Companhia reuniram documentação para esclarecer todos os itens relacionados no relatório, muitos dos quais em nada afetam a qualidade da água, como a data de validade de extintor de incêndio, grades de proteção, fixação de guarda corpo, buracos em cercas e outros.

“Cabe ressaltar que a inspeção foi realizada em março e que desde então a maioria dos pontos questionados foi solucionada ou está em processo de resolução, como comunicado aos promotores de Justiça e agentes da Vigilância em reunião realizada dia 15/09/2015.

“O principal apontamento do Relatório – principal pois de forma indevida põe em dúvida a qualidade da água distribuída – refere-se à questão da cor aparente e turbidez verificadas após trovoadas. Ocorre que o novo Sistema Flocodecantador, investimentode conhecimento da opinião pública do Estado, está com 85% da obra executada e entrará em operação já no próximo verão. O sistema vai solucionar de vez o histórico problema da cor aparente e turbidez registradas após chuvas torrenciais e manterá a regularidade da qualidade da água tratada produzida.

“Sobre questões estruturais das unidades de captação e de tratamento, a Casan informa que está investindo R$ 1.150.000,00, mediante licitação, para revitalização completa da Estação de Tratamento de Água (ETA), construção em andamento de umaoficina eletromecânica específica para manutenções preventivas e corretivas e reforma de filtros no valor de R$ 3.350.000,00.

“A Casan reconhece o importante papel fiscalizador do Ministério Público e da Vigilância Sanitária, mas questiona a forma como o assunto foi levado à população e reafirma que continua distribuindo água dentro de rígidos padrões de potabilidade sem oferecer quaisquer riscos à saúde da população catarinense que atende, com responsabilidade, há 44 anos.

“A água que a Casan trata e libera à população é potável e considerada uma das mais bem tratadas do Brasil.”

(De olho na ilha, 24/09/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *