Ordem de serviço para acesso do aeroporto Hercílio Luz será assinada hoje
13/08/2015
16ª Fenaostra é lançada com eleição da Corte
14/08/2015

Programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia promove concurso na Fenaostra

Durante a 16ª edição da Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), de 16 a 20 de setembro, o Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia promove o “Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City” para estimular novas formas de preparo tendo a ostra como ingrediente principal.

Presidente FloripAmanhã Anita Pires, secretária de Turismo Zena Becker, prefeito César Júnior e o vereador Sandrini.

Presidente da FloripAmanhã, Anita Pires, secretária de Turismo, Zena Becker, prefeito de Florianópolis, César Souza Júnior e o vereador Celso Sandrini no lançamento da Fenaostra (13/08).

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 11 de setembro. O concurso terá uma categoria profissional voltada para os chefes e cozinheiros de restaurantes e hotéis de Santa Catarina e outra categoria acadêmica, para os estudantes de todos os níveis e tipos de cursos de gastronomia do Estado. A prova não será aberta ao público não especializado por questões de segurança sanitária. A ficha de inscrição e o regulamento estão a disposição dos interessados nos links abaixo:

Regulamento Acadêmico

Ficha de inscrição Acadêmico

Regulamento Profissional

Ficha de inscrição Profissional

Premiação e datas

Os vencedores de cada categoria receberão como prêmio a participação (passagem, hospedagem e alimentação) no “IV Foro de los Patrimonios de Hondarribia – Fortificaciones y Gastronomia”, que ocorrerá em março de 2016, na Espanha.

O concurso para os profissionais será realizado na UNISUL, no dia 17 de setembro de 2015, 9h, e a disputa para os acadêmicos será no dia 18 de setembro, na Estácio/ASSESC, também a partir das 9h. As equipes terão o tempo máximo de duas horas e meia para cumprir as tarefas.

“Como Cidade Criativa Unesco da Gastronomia e maior produtora de ostras do país, é natural que Florianópolis promova um Concurso como este para promover novas formas de preparo deste ingrediente que é recente na história da cidade, mas que já está associado à cultura gastronômica local”, comenta a presidente da FloripAmanhã, Anita Pires.

Para a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, a Fenaostra tem o propósito de divulgar a gastronomia local, principalmente o consumo de frutos do mar, com ênfase à ostra, que dá nome à festa. “O evento é uma oportunidade também para que os moradores de Florianópolis e os visitantes interajam com os costumes e valores da cultura açoriana, característica da região”, destaca.

O Coordenador do curso de Gastronomia e Turismo da Unisul, Guilherme Buchmann destaca que o intuito do concurso é ampliar a participação da comunidade na Fenaostra de modo que a festa cada vez mais tenha a participação direta do público. “A disputa vai ajudar a divulgar e construir novas maneiras de consumo da ostra.”, finaliza Buchmann.

Corte 2015 Fenasostra

No lançamento da Fenaostra, no dia 13/08, foram eleitas para reinar na 16ª Fenaostra a rainha Bruna Souza, de 23 anos, a 1ª Princesa Bárbara Santiago, de 27 anos, e a 2ª Princesa Tabatta de Oliveira Asp, de 25 anos. Ao todo 13 meninas participaram da disputa pela honra de fazer parte da Corte.

“Fico muito honrada em poder representar esta festa, em poder divulgar a nossa cultura açoriana e as tradições que são muito importantes para Florianópolis. Uma cidade querida por todos e que tem uma ótima visibilidade entre os turistas que por aqui passam”, falou emocionada a nova rainha da Fenaostra, Bruna Souza.

O resgate da cultura açoriana, a valorização do artesanato local, o aperfeiçoamento técnico dos maricultores e profissionais envolvidos com a atividade pesqueira, além da integração destes valores com a gastronomia típica, caracterizada principalmente pelo consumo da ostra, são os elementos que compõem o propósito da Fenaostra.
1ª Princesa Bárbara Santiago, Rainha Bruna Souza,  2ª Princesa Tabatta de Oliveira Asp.

Programa Florianópolis Cidade Criativa UNESCO da Gastronomia

A Associação FloripAmanhã realiza a coordenação técnica do Grupo Gestor do Programa, composto também por ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Santa Catarina), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), SESC (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), CEART/UDESC (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) e FEPESE (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul) e Östersund (Suécia).

Fenaostra

A Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra) é realizada desde 1999. Considerada a única promoção do gênero no país, a Fenaostra tem como objetivo divulgar o molusco catarinense e ampliar o mercado para os produtores. A produção de ostras em Florianópolis representa 80% no mercado nacional. Sua capacidade de produção é de 3,2 mil toneladas por ano, fator que confere à cidade o título de Capital Nacional da Ostra.

Regulamento Acadêmico:

Regulamento Profissional:

Inscrições:

Ficha de inscrição Acadêmico

Ficha de inscrição Profissional

Atualizada em 14/08

(Publicado por Adjori, 12/08/2015; Prefeitura de Florianópolis, 12/08/2015; De Olho da Ilha, 12/08/2015; Notícias do Dia, 13/08/2015)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *