Construções irregulares
18/08/2015
Alesc conversa com MPE sobre pescadores
18/08/2015

Obra que dá acesso ao Aeroporto Hercílio Luz é retomada

A obra de acesso ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, foi retomada nesta segunda-feira (17). Os trabalhos haviam sido suspensos no início deste ano, após rescisão de contrato por descumprimento dos termos acordados. O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, assinou na quinta-feira (13) a ordem de serviço para continuidade das obras.

Uma equipe de limpeza começou a abrir espaço pela rodovia Diomício Freitas para o trabalho da topografia. Homens estão no local medindo o terreno e analisando o que já foi feito em obras anteriores.

O engenheiro responsável explica que esta é a fase inicial para situar o projeto e começar a levantar a obra. “Esta primeira semana é para conhecimento real dos fatos. Ver o que foi feito, o que tem que ser feito. Nesta semana nós definimos essa etapa”, afirma Lauro Stefani.

Neste contrato estão previstas a terraplanagem e a pavimentação de 3,5 quilômetros de rodovia. Um custo total de R$ 23 milhões. Este é o primeiro lote da obra de acesso ao aeroporto que deveria ter sido entregue em março deste ano.

Só o 1º lote, que fica entre o Trevo da Seta e a  Ressacada, está em andamento  (Foto: Reprodução/RBS TV)

Quatro lotes

Com a rescisão do contrato da empresa inicialmente responsável pela empresa, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) dividiu a área em quatro lotes. Mesmo com a retomada dos trabalhos nesta segunda-feira, ainda existem outras questões para serem resolvidas.

Em andamento está só o primeiro lote, que fica entre o Trevo da Seta e a região do estádio do Avaí. O segundo – que fica  entre a área para o novo terminal e o rio Fazendinha – e o terceiro – que são as chamadas ‘obras de arte’, como a ponte velha, viaduto e canais – estão  em fase de licitação.

Já o quarto lote, que fica entre o primeiro e o segundo, ainda não tem nem prazo para o lançamento da licitação. Esse trecho, que teve a interferência do Ministério Público Federal e muitos debates sobre preservação do meio ambiente, ainda precisa da liberação da licença ambiental para o início das obras.

“Os técnicos do Deinfra estão acompanhando a par e passo, pela importância que tem essa obra. Várias reuniões com o pessoal do ICMbio para que haja um desembaraço. Aí de forma muito rápida a gente lança esse edital nesse trecho importante”, afirma Wanderley Agostini, presidente do Deinfra.

Apesar disso, Agostini afirma que as obras vão ser entregues em até dois anos. “A ordem de serviço foi entregue na quinta-feira (13), então desde sexta-feira (14) passou a contar os 720 dias. Acreditamos que será cumprido o prazo contratual”.

(G1 Santa Catarina, 17/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *