Visita à obra do Elevado Sul da Ilha
20/08/2015
Peixe fresco
20/08/2015

Mantido 1726 como ano referência do aniversário de Florianópolis

Não passou pelo crivo do prefeito Cesar Souza Júnior o projeto aprovado pela Câmara de Florianópolis, de autoria do vereador Afrânio Boppré, que corrigiria o ano referência do aniversário da capital catarinense, remetendo-o a 1673, data em que o bandeirante Francisco Dias Velho teria fundado a cidade. Assim, 1726 fica mantido como ano oficial de comemoração, sabendo-se, no entanto, que se refere à emancipação de Desterro, que há 289 anos, em 23 de março, separou-se de Laguna. A Fundação Franklin Cascaes emitiu um parecer técnico, que justifica o veto, alegando “choque cultural” e “enorme impacto financeiro”, porque a mudança “provocará uma readequação nas aulas, livros didáticos e demais correlatos que contem a história da cidade”. Afrânio, quando apresentou o projeto, também se baseou em pareceres e consultas técnicas, seguindo subsídios que eminentes pesquisadores – Evaldo Pauli, Nereu do Vale Pereira e Norberto Ungaretti – produziram a propósito da fundação de Desterro. Há ampla documentação sobre o caso, respaldada oficialmente pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Mas a prefeitura reserva-se o direito de manter 1726 como a referência de comemoração do aniversário da Capital.

Vale o escrito?

Ironicamente, no mesmo dia em que o prefeito Cesar Souza Júnior anunciou o veto ao projeto que alterava o ano oficial de Florianópolis, a prefeitura encaminhou à Câmara o Plano Municipal de Educação, que tem os seguintes dizeres em determinado trecho: “Em 1673, Francisco Dias Velho, bandeirante paulista, chegou à ilha com a esposa e os filhos…”. Ou seja, a prefeitura não nega a verdade histórica, mas prefere manter a data tradicional (1726) como referência para o aniversário.

500 anos

Ainda sobre o aniversário da Capital, por coincidência, esta quarta (19) é dia de palestra do professor Nereu do Vale Pereira, na sala de reuniões do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a partir das 16h. Ele vai falar sobre os “500 anos dos europeus na Ilha de Santa Catarina”. Pesquisas históricas indicam que os espanhóis teriam sido os verdadeiros fundadores de Florianópolis, no ano de 1515.

(Notícias do Dia Online, 19/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *