Pescadores ameaçados
17/08/2015
Santa Catarina é o primeiro Estado do país a regulamentar fazendas marinhas para maricultura
17/08/2015

Estímulo à tecnologia para revitalizar o centro histórico

Abrir uma startup em Florianópolis sem pagar nenhum imposto municipal. Ainda neste ano, a proposta pode se tornar realidade. Ideia da prefeitura de Florianópolis em parceria com o Sapiens Parque, a iniciativa está sendo chamada de “Sapiens Centro”. Unirá tecnologia, inovação, empreendedorismo e a necessidade de revitalizar uma parte degradada da cidade, a zona central ao leste da Praça XV de Novembro, em todo o entorno a partir da Casa de Câmara e Cadeia, o centro histórico do município.

Ainda há alguns detalhes que faltam ser acertados. Está definido, por exemplo, que as startups terão isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e isenção no Imposto sobre Serviços (ISS). Mas é para as empresas que estiverem iniciando. Quando o negócio adquirir um determinado patamar de faturamento – que ainda está sendo estabelecido e calculado – ela se desenquadra e passa a ser taxada conforme a legislação municipal.

– Estamos nos preparando para enviar até a semana que vem para a Câmara Municipal o projeto de lei que institui o programa, criando uma compensação tributária. Outros aspectos são os investimentos em cabeamento subterrâneo, que já temos com a Celesc o projeto bastante adiantado – revela o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior, dizendo que fios de luz, telefone e fibra ótica serão enterrados para melhorar o visual das ruas a serem recuperadas.

PROGRAMA INCLUI PRÉDIOS HISTÓRICOS

Prédios históricos municipais também devem ser utilizados como espaços para receber essas empresas iniciantes, mas em uma etapa posterior. Deve existir algum tipo de benefício também para que empresas privadas adaptem outras estruturas antigas para receber startups.

A iniciativa de recuperar áreas degradadas com tecnologia não é uma novidade no mundo. Já foi feita em bairros de São Francisco, na Califórnia, em Austin, no Texas, ambas cidades dos Estados Unidos, além de Barcelona, na Espanha, apenas para citar alguns exemplos. A boa notícia é que, por lá, as iniciativas deram certo e conseguiram reverter a situação das regiões onde foram aplicadas.

– É a ideia de uma frente para trabalhar principalmente economia criativa em uma área da cidade que hoje precisa ser revitalizada, adotando os modelos e os conceitos que nós praticamos aqui, mas dentro de uma visão de desenvolvimento urbano – disse o diretor-executivo do Sapiens Parque, José Eduardo Fiates.

( DC, 17/08/2015)

mm
Assessoria de Comunicação FloripAmanhã
A Assessoria de Comunicação da FloripAmanhã é responsável pela produção de conteúdo original para o site, newsletters e redes sociais da Associação. Também realiza contatos e atende demandas da imprensa. Está a cargo da Infomídia Comunicação e Marketing Digital. Contatos através do email imprensa@floripamanha.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *